Notícia postada dia 04/05/2023

Muito conhecimento sobre as relações de trabalho, foi o resultado da Aula inaugural do curso "O Mundo do Trabalho"

A aula inaugural do curso promovido pelo Sindjufe-BA, "O Mundo do Trabalho: Trabalhador (as) brasileiros (as), sua história e desafios contemporâneos", aconteceu nesta terça-feira (02), na sede do Sindicato. Com o tema "Organizações do Trabalho do Século XX: Taylorismo, Toyotismo e Acumulação Flexível" o professor do departamento de Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Jair Batista da Silva, fez uma excelente exposição histórica dos conceitos e movimentos que influenciaram as relações trabalhistas como as compreendemos e vivemos na atualidade.

O curso conta com diversos pesquisadores e estudiosos nacionais abordando assuntos que fazem uma reflexão entre a relação do trabalho e questões sociais, como Trabalho e questões de saúde, gênero e raciais, além das Reformas trabalhista, previdenciária e direito do trabalho, dentre outros. Temos cada vez mais a certeza que educação e conhecimento é um caminho para lutarmos por nossos Direitos, por um mundo melhor, por isso estamos felizes com os interessados que se inscreveram, cerca de 70 pessoas, e com todas e todos que assistiram a aula inaugural.

Vale lembrar que o curso é dividido em 10 aulas, de maio a novembro, com duração de 2 horas, em formato híbrido ou remoto. A participação é aberta e totalmente gratuita. O Sindicato envia o material indicado para as aulas e ao final será fornecido certificado para quem possuir 75% de presença.

Essas informações foram lembradas na mesa de abertura pela dirigente Denise Carneiro, que esteve ao lado de Sandro Sales, responsável pela apresentação do professor convidado. Confira a matéria na íntegra no site do Sindjufe-BA.