Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 02/06/2022

Notícia postada dia 02/06/2022

Assembleia Geral aprova indicativo de greve a partir de 15 de junho

Assembleia Geral aprova indicativo de greve a partir de 15 de junho

As servidoras e os servidores do Poder Judiciário Federal na Bahia fizeram Assembleia Geral, no dia 1 de junho, que teve como ponto de pauta a campanha salarial e deliberou pelo indicativo de greve, a partir do dia 15 de junho. 

A Assembleia começou com os informes da Diretoria, sobre a paralisação do dia 19 de maio e as movimentações que ocorreram em Brasília nos últimos dias. Jailson Lage, Diretor da Fenajufe e do Sindjufe-BA, explicou que a Federação estabeleceu quatro eixos prioritários de atuação: a campanha pelo reposição salarial; a aprovação do NS; a derrota da proposta de desjudicialização da execução judicial e a incorporação do conjunto dos servidores na PEC dos quinquênios. Entre os dias 30 de maio e 1 de junho, aconteceram atos conjuntos com outras categorias pelo reajuste, em Brasília, além de série de reuniões com parlamentares, para tratar dos temas prioritários de interesse da categoria. A caravana do Sindjufe-BA participou, ativamente, dessa movimentação. 

Em relação à reposição salarial, a avaliação é que, sequer os 5%, aventados pelo governo, estão garantidos e que é preciso aumentar a pressão, com greve, para derrotar a política de reajuste zero. As dificuldades de mobilização, não só na Bahia, mas nacionalmente, também foram destacadas. 

“Propomos o indicativo de greve, não porque a mobilização está dada, mas para apontar que esse é o caminho que devemos seguir  para construir as condições necessárias para a iniciarmos. Temos um calendário de reuniões com nossos colegas do interior até o dia 13 e no dia 8 haverá Reunião Ampliada da Fenajufe. A partir daí, teremos noção da disposição para greve, tanto aqui na Bahia, quanto no restante do país. Nessa ocasião decidiremos, em uma nova Assembleia, no dia 15 de junho, qual passo tomar”, explica Fred Barboza, da Direção do Sindjufe-BA. 

Veja abaixo a resolução aprovada na Assembleia. 

Resolução Política – Assembleia Geral [01/06/2022]

Considerando que:

1) segue a mobilização nacional pelo reajuste emergencial de 19,99% e pela abertura das negociações;

2) o governo Bolsonaro tem se negado a negociar e mesmo os 5%, anteriormente ventilados, não estão garantidos, dado que o governo hora fala em concessão de reajuste, hora em reajuste zero.

3) realizamos uma importante paralisação de 24h, no último dia 19 de maio, com agitação no TRT e participação de ato de rua com outras categorias em Salvador; plenária de base em formato híbrida; e agitação e concentração no TRT e JF em Feira de Santana;

4) o Sindicato tem com orientação central apostar na luta e na mobilização, por isso, estamos em Brasília neste momento, em uma unidade com as demais categorias do serviço público federal, na mobilização pelo reajuste;

5) precisamos seguir apostando na mobilização e construção do calendário aprovado na última reunião da Fenajufe;

6) o STF tem atuado para aprovar a PEC dos quinquênios, contemplando a magistratura, com os recursos que poderiam e deveriam ser aplicados no reajuste do conjunto dos servidores.

Resolve:

A) aprovar indicativo de greve por tempo indeterminado, realizando assembleia geral no dia 15 de junho, para deliberar o início ou não da greve

B) Aprovar o seguinte calendário de mobilização:
- 2 a 13 de junho: reuniões virtuais com as cidades polos;
- 06 a 14 de junho: passagem pelos órgãos, com panfletagem, conversas e reuniões;
- 08 de junho: Ampliadinha da Fenajufe;
- 15 de junho: assembleia geral híbrida e ato pela reposição salarial.

Obs: as atividades híbridas/presenciais estarão condicionadas às condições sanitárias, visto que há um aumento significativo dos casos de covid-19.



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE