Notícia postada dia 20/01/2022

SINDJUFE-BA participou da reunião Ampliadinha da Fenajufe para organizar a campanha salarial

O SINDJUFE-BA participou da primeira reunião Ampliadinha do ano, realizada pela Fenajufe e seus sindicatos filiados. A reunião, realizada ontem (19/01), de forma virtual, teve como principal ponto de pauta  a defesa da recomposição das perdas salariais acumuladas, para toda categoria do PJU e MPU. “Precisamos organizar uma forte campanha salarial, unindo todos os setores do serviço público, combinado a luta por melhores salários e melhores condições de trabalho com a luta contra a reforma administrativa”, pontua Jailson Lage, que participou da Ampliadinha representado o SINDJUFE-BA. As diretoras Fernanda Rosa e Lúcia Martins também estiveram presentes.

“O Orçamento da União para 2022 foi aprovado com uma reserva de mais de R$1,7 bilhão para reajuste apenas para as carreiras policiais. Isso é um absurdo. Por isso a reação e indignação das demais categorias do funcionalismo público federal. Bolsonaro quer dividir a nossa luta”, completa Jailson Lage.

Para Fabiano dos Santos, coordenador da Fenajufe, "a discussão na reunião mostrou as perdas econômicas que sofremos nos últimos anos anos, bem como a decisão política da cúpula do judiciário em utilizar a margem que existia para a recomposição salarial, permitida pela Emenda Constitucional 95, com outras coisas. Trazendo prejuízos ao funcionalismo".

Reivindicações
Na última quarta-feira, dia 18, entidades representativas dos servidores públicos realizaram um ato unificado em frente ao Ministério da Economia. Na ocasião, foi entregue a pauta reivindicatória. Sem reajuste desde 2017, os servidores e servidoras acumulam uma defasagem nos salários de 49,28%. Na pauta apresentada, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) reivindica reajuste referente à inflação acumulada no governo Bolsonaro até 2021, que corresponde a 19,99%.

Um estudo aprovado na reunião Ampliada da Fenajufe, em maio de 2021,  foi encaminhado ao ministro Luiz Fux. O documento requer a reestruturação remuneratória, por meio de alteração de tabela de vencimentos ou elevação da GAJ, que permita alcançar, pelo menos, a recomposição das perdas já ocorridas até janeiro de 2021 e estimadas para ocorrer em 2022.

No último dia 13, a Fenajufe encaminhou ofício endereçado ao ministro Luiz Fux solicitando audiência para tratar do tema. A reunião ocorre hoje, dia 20, com a ministra Rosa Weber, que substitui o ministro Fux. A federação e seus sindicatos filiados requerem tratamento isonômico a todos os servidores públicos e atuação em defesa dos servidores do PJU. A proposta da Fenajufe é a elaboração de anteprojeto de lei contemplando reestruturação das carreiras do Poder Judiciário da Federal, assegurando reajuste no percentual de 14,74%, com efeitos financeiros a partir da data da sua publicação.

De acordo com a federação, esse reajuste de 14,74% teria caráter provisório, sem prejuízo à retomada de negociações a partir de 2023 para uma solução mais abrangente e completa do ponto de vista da equiparação remuneratória. Esse índice foi estabelecido com base na atual inflação desenfreada e muito acima do esperado.

Calendário de luta
A reunião Ampliadinha da Fenajufe reafirmou o calendário de lutas e mobilizações aprovado no Fórum das Entidades Federais dos Servidores Federais (Fonasefe).

A agenda de mobilização conta com manifestações na próxima segunda-feira, dia 24, Dia Nacional de Luta dos Aposentados. Já no dia 27 de janeiro acontece a Plenária Nacional dos Servidores Públicos. No dia 28, coletiva de imprensa para informar encaminhamentos da plenária nacional de servidores.

De 14 a 25/02, realização da Jornada de Lutas com a aprovação do estado de greve e realização de ações em Brasília para pressionar o governo a abrir negociações. O indicativo para deflagração de greves nas categorias é o dia 9 de março.