Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 18/01/2022

Notícia postada dia 18/01/2022

Em ato realizado em Brasília servidores públicos federais entregam pauta de reivindicações ao governo

Em ato realizado em Brasília servidores públicos federais entregam pauta de reivindicações ao governo

Centenas de servidores se reuniram hoje em frente à sede do Banco Central do Brasil e no Ministério da Economia, em Brasília,  para entregar a pauta unificada de reivindicações. As manifestações fazem parte do calendário de lutas elaborado a partir do Fórum das Carreiras Típicas de Estado - Fonacate e do Fórum das Entidades  Nacionais de Servidores Públicos Federais - Fonasefe e dá início à campanha salarial dos servidores. 

O eixo central da pauta de reivindicações é a reposição salarial. O índice apresentado pelas entidades é 19,99%, que corresponde a inflação acumulada durante o governo Bolsonaro. "Como parte dos planos de ataque aos trabalhadores do governo Bolsonaro, nós servidores estamos há anos sem reposição da inflação. A perda do poder aquisitivo é tão grande, que tem categoria que o poder de compra é quase metade do que era há alguns anos atrás. Foram diversos cortes que sofremos, sem contar que atuamos diretamente na linha de frente da pandemia. Ainda tem a reforma administrativa, que é a destruição dos serviços públicos. Somando esses fatores com toda a precariedade, as condições de vida piorando e toda realidade social e econômica do país, nós servidores estamos nos mobilizando para dizer que é insustentável essa situação toda", explica Adriana Stella, dirigente da Fasubra e da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas

As manifestações de hoje foram o primeiro passo. As entidades estabeleceram um calendário unificado de mobilizações da seguinte maneira:

18/01 - Ato em Brasília para entrega de pauta reivindicatória
24/01 - Dia nacional de luta dos aposentados
27/01 - Plenária Nacional Virtual de Servidores
28/01 - Coletiva de imprensa para informar encaminhamentos da plenária nacional de servidores 
02/02 Ato em Brasília na abertura do ano legislativo
14 a 25/02 - Jornada de Lutas (Estado de Greve)
09/03 - Indicativo para deflagração de greves nas categorias

Sindjufe- BA participará  de reunião ampliada da Fenajufe para debater campanha salarial

Na próxima quarta, 19, a Fenajufe realizará uma reunião ampliada de sua diretoria executiva,  com participação de representações dos sindicatos filiados, a ‘ampliadinha’. A reunião será virtual, às 17h. O Sindjufe-BA participará com três representantes.  A pauta é a campanha de recomposição salarial e as táticas para o próximo período. 

Após a reunião da Federação, a direção do Sindjufe-BA irá se reunir para deliberar sobre a campanha salarial, bem como estabelecer calendário de mobilização e assembleias. “São muito importantes as iniciativas que têm sido tomadas até agora, e o Sindjufe-Ba tem acompanhando tudo de perto. Como sempre, vamos levar todas as questões para a categoria debater e deliberar sobre a melhor forma de entrarmos na campanha pela recomposição salarial. Não podemos esquecer que a reforma administrativa ainda é uma ameaça e, por isso, a campanha contra a PEC 32 deve estar colada à campanha salarial”, aponta Jailson Lage, coordenador do Sindicato.



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE