Notícia postada dia 06/10/2021

Em Brasília, servidores públicos seguem em luta contra PEC 32. SINDJUFE-BA está presente!

Servidores públicos das três esferas – Federal, Estadual e Municipal – de todos os cantos do Brasil seguem mobilizados em Brasília contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, que trata da Reforma Administrativa. O SINDJUFE-BA marca presença em mais uma semana de luta na Capital Federal, com uma caravana composta por dirigentes do Sindicato e filiados de base.

“Pela quarta semana consecutiva, centenas de servidores públicos marcam presença em Brasília, mostrando que não iremos abrir mão de defender os interesses de toda população. Não vamos aceitar a destruição dos serviços públicos, como querem impor Bolsonaro e Paulo Guedes”, afirma Lúcia Martins, Diretora do SINDJUFE-BA, direto de Brasília.

Desde segunda-feira, a pressão é grande sobre os deputados federais. Os aeroportos da Capital Federal e das principais cidades do país amanheceram com a animação dos protestos contra a PEC 32. Cada parlamentar que deixava seu estado rumo à Brasília era pressionado a votar contra a PEC 32.

“O SINDJUFE-BA está firme na luta contra a PEC 32. Participamos das mobilizações em Salvador e em Brasília. Não vamos medir esforços na defesa dos serviços públicos”, destaca Lúcia Martins.

Estão em Brasília, representando o SINDJUFE-BA, os dirigentes Lúcia Martins (Tribunal Regional do Trabalho) e Jailson Lage (Justiça Federal), e os trabalhadores da base da categoria: Juvenal Lino Júnior (Tribunal Regional Eleitoral), Dirceu Lelis Aranha (Justiça Federal) e Antonio Walker (Justiça Federal).

Votação
O plano do Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), é realizar a votação após o feriado do dia 12. No entanto, os trabalhadores do Setor Público sabem que a base aliada de Bolsonaro está com enormes dificuldades para conseguir os 308 votos, necessários para a aprovação do texto na Casa Legislativa.

Em face desse cenário, Lira deverá utilizar as próximas semanas para trabalhar em seu grande balcão de negócios:  o famoso toma lá da cá. O Planalto irá se esforçar para garantir benefícios aos parlamentares que apoiarem a proposta. Por isso é fundamental que a mobilização continue em todo o país.

“Estamos aqui, firmes novamente. A luta dos servidores públicos e os trabalhadores das estatais de todo o Brasil é muito importante. A derrota dessa Reforma Administrativa, que na verdade é uma Reforma de Estado que entregará SUS e a Educação aos tubarões do setor privado não pode passar”, afirma Paulo Barela, integrante da Executiva Nacional da CSP-Conlutas.

“Não é só em Brasília que estamos em nosso melhor dia de mobilização, muito volumoso e agitado aqui no aeroporto, mas também pelas mobilizações que acontecem em todo o país, nas cidades, nas categorias. É importante manter esse tensionamento e essa unidade. Derrotar a PEC 32 significa derrotar a política de destruição dos serviços públicos”, conclui.

Pressão nas redes sociais
A orientação das entidades sindicais é aumentar a pressão nas redes sociais dos deputados e deputadas.  Solicitamos que os servidores acessem os sites abaixo e deixem mensagem, enviem e-mail e cobrem um posicionamento contrário à PEC 32.

- NA PRESSÃO - https://napressao.org.br/campanha/diga-nao-a-reforma-administrativa

- VAI PIORAR - http://vaipiorar.com.br/pressione/

*Com informações do site da CSP-Conlutas

IMPRENSA SINDJUFE-BA