Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 30/09/2021

Notícia postada dia 30/09/2021

TRE-BA: trabalhadores mantém greve sanitária e cobram do Tribunal medidas de segurança para o trabalho presencial

TRE-BA: trabalhadores mantém greve sanitária e cobram do Tribunal medidas de segurança para o trabalho presencial

Os trabalhadores do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) deliberaram pela manutenção da greve sanitária, em defesa da vida, em Assembleia Setorial realizada na tarde de ontem, 28/09.

“A greve sanitária é uma medida de segurança em defesa da vida. Os trabalhadores lutam para seguir exercendo suas atividades laborais de forma remota, diante do quadro da pandemia, que segue forte e ceifando vidas”, diz Lindinalva Souza, Diretora do SINDJUFE-BA, que conduziu a Assembleia. 

Desde julho, quando a Presidência do TRE-BA publicou portarias sobre o retorno ao trabalho presencial, o SINDJUFE-BA vem buscando o diálogo, para garantir a segurança sanitária aos trabalhadores. 

“Cobramos que o ciclo vacinal esteja completo para todos os trabalhadores e o retorno se dê de forma gradativa. Também cobramos que os casos específicos sejam tratados com o devido cuidado. Há relatos de  trabalhadores que coabitam com pessoas do grupo de risco; de trabalhadores que estão temerosos com as condições sanitárias do TRE e ainda os que têm problemas de saúde,  tanto de ordem física,  quanto emocional. Entretanto  a Presidência do Tribunal impôs um retorno sem respeitar essas medidas e sem diálogo com a categoria. Todas as propostas apresentadas pelo Sindicato e pela categoria não foram levadas em consideração”, ressalta Lindinalva. 

Corte nos salários
Frente à intransigência do Desembargador Roberto Maynard Frank, Presidente do TRE-BA, parte da categoria seguiu exercendo seu trabalho remotamente e não retornou ao trabalho presencial enquanto  sua imunização não esteja completa. Contudo, ao invés do diálogo com a categoria, a Presidência seguiu agindo de forma autoritária e cortou os salários dos trabalhadores. 

“O tribunal impôs uma pressão aos trabalhadores para o retorno ao trabalho presencial, sem garantir as medidas de segurança sanitária necessárias. Tenta passar um clima de normalidade que não existe. A pandemia continua, a variante Delta é mais perigosa e já está acarretando aumento de casos e mortes em nosso Estado, fazendo com que o próprio Governador Rui Costa (PT) reconheça essa situação. O Tribunal não pode seguir brincando com a vida dos trabalhadores”, diz Suely Silveira, Trabalhadora do TRE-BA. 

O SINDJUFE-BA entrou com Ação Judicial contra os cortes salariais e cobra o reembolso do que foi descontado de forma indevida, com juros e correções. Em função dos cortes de verba alimentar dos trabalhadores,  a Diretoria do Sindicato aprovou empréstimo para aqueles que tiveram seus salários descontados, devido à greve sanitária. O valor deverá ser ressarcido ao Sindicato, quando o Tribunal repor o que foi descontado dos salários. 

Medidas sanitárias
A orientação aprovada desde a assembleia anterior foi o retorno ao trabalho presencial de quem já estivesse com o ciclo vacinal completo e se sentisse seguro.  O tema da segurança no ambiente de trabalho foi bastante debatido nesta assembleia, a partir de depoimentos de trabalhadores que estão indo ao TRE-BA e apontaram vários problemas quanto à segurança sanitária no Tribunal. 

Algumas salas lotadas  e sem um ambiente adequado de ventilação, a ausência de fiscalização, por parte Administração do Tribunal, quanto ao cumprimento do uso obrigatório dos equipamentos de proteção individuais (EPIs) e um corpo médico que não atende às demandas dos trabalhadores, dizendo “amém” às irregularidades praticadas pelo Tribunal. 

Até o momento, o TRE-BA não sabe informar o quadro vacinal dos trabalhadores. Não tem o controle dos trabalhadores que já tomaram a primeira dose, a segunda dose ou sequer foram vacinados. São os próprios trabalhadores que estão informando ao Serviço Médico, por orientação do Sindicato. 

A Assembleia deliberou pela continuidade da luta por medidas de segurança no ambiente de trabalho. Inclusive, foi destacado que o Tribunal impõe o retorno ao trabalho presencial e setores que poderiam seguir trabalhando remotamente, mas as Sessões do Pleno seguem ocorrendo de maneira on-line. O conjunto dos trabalhadores pode colocar sua vida em risco, enquanto a cúpula do TRE-BA segue trabalhando em casa, de forma segura.

 

IMPRENSA SINDJUFE-BA



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE