Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 23/09/2021

Notícia postada dia 23/09/2021

Governo aprova PEC 32 na Comissão Especial, mas ainda não tem os 308 votos necessários no Plenário

Governo aprova PEC 32 na Comissão Especial, mas ainda não tem os 308 votos necessários no Plenário

Com o placar de 28 votos favoráveis e 18 contrários e após todas as manobras realizadas,  inclusive a  substituição de deputados da base do governo na Comissão Especial, Bolsonaro e sua tropa de choque na Câmara Federal aprovam parecer da PEC 32 na Comissão Especial. 

Apesar de vencer esse primeiro round, a luta não foi tão fácil como Bolsonaro esperava. Foram duas semanas para conseguir aprovar na Comissão Especial, espaço que o governo sempre teve maioria. 

“A pressão e a luta dos servidores públicos, em todo o Brasil, colocaram os deputados contra a parede. Centenas de servidores estiveram por varios dias em Brasília. A nossa mobilização foi muito importante e precisa ser ampliada”, avalia Jailson Lage, Diretor do SINDJUFE-BA, que está há duas semanas na Capital Federal. 

Governo ainda não tem os votos necessários
Apesar de aprovar o parecer na Comissão Especial, Bolsonaro ainda não tem os votos necessários para aprovar a PEC 32 no Plenário da Câmara. Oito partidos – PT, PCdoB, Psol, PDT, Rede, PSB, Solidariedade e PV – fecharam questão em relação à posição contrária à Reforma Administrativa.

“Em sua essência, a PEC 32/2020 é o desmonte do Estado brasileiro, prejudicando não só os servidores, mas, principalmente a população mais carente”, diz a nota assinada pelos oitos partidos. 

Alguns deputados da base do Governo também estão contrários a PEC 32, não porque discordam do projeto, mas devido à proximidade das eleições. Assim, o governo está com dificuldades de alcançar os 308 votos necessários para aprovar seu reacionário projeto de Reforma Administrativa no Plenário. 

Aumentar a pressão
“Por isso, é nosso dever aumentar a pressão sobre o conjunto dos deputados. Pressionar nos gabinetes, nos aeroportos, nos Estados, nas redes sociais. Somente com mobilização e ampliando esse debate com a sociedade, vamos colocar os parlamentares contra a parede”, afirma Paulo Barela, Servidor Publico do IBGE e membro da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas. 

“O governo venceu essa primeira batalha, o que não quer dizer que ele já venceu a guerra. A votação na Comissão Especial mostrou que não está sendo fácil para o governo. Assim, temos que aproveitar e avançar a mobilização e a pressão. É possível derrotarmos a PEC 32, sim”, completa Paulo Barela.

O SINDJUFE-BA também aposta na mobilização para barrar a PEC 32. “Vamos seguir apostando na luta. Nosso Sindicato é exemplo no enfrentamento à Reforma Administrativa. Desde o inicio do ano passado, temos confeccionado materiais como cartazes, jornais, adesivos, vídeos. Estamos presente nos espaços de luta como Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público, a Fonasefe e a Frente Nacional contra a PEC 32. Estamos denunciando a Reforma Administrativa nas ruas, sintonizada com a luta pelo Fora Bolsonaro. Nosso carro de som tem percorrido os bairros de Salvador, falando para a população sobre os impactos da PEC 32. Colocamos inserções nas rádios. Tudo isso precisa ser ampliado”, finaliza Jailson Lage. 

Assembleia Geral
Para seguir a luta e a resistência contra a PEC 32, o SINDJUFE-BA convoca Assembleia Geral para a próxima sexta-feira, dia 1º de outubro, às 15h, via Google Meet. 

Juntos somos mais fortes!



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE