Notícia postada dia 13/05/2021

#SalveOServiçoPúblico: pressão contra a *reforma* Administrativa

Mobilização urgente: Acusado de criar o esquema "Bolsolão", Bolsonaro tenta passar o trator sobre os serviços públicos e gratuitos na CCJ; sessão desta quinta (13) foi cancelada; mas ameaça, não. É o que avalia e defende nesta mensagem o Coletivo LutaFenajufe:

Na semana em que foi denunciado o "Bolsolão", descrito como um esquema corrupto de orçamento secreto criado pelo governo federal para comprar com dinheiro público o apoio de parlamentares, Bolsonaro tenta ligar o modo 'trator' para acelerar a votação da impopular 'reforma' Administrativa na Câmara dos Deputados.

Quebrando acordos firmados no colegiado, a bolsonarista presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, Bia Kicis (PSL-DF), pautou na sessão da manhã desta quinta-feira (13) a apreciação da PEC-32/2020, logo após o relator, Darci de Matos (PSD-SC), protocolar parecer favorável à matéria.

Pouco antes das 10h, no entanto, sob a justificativa informal de problemas no sistema de videoconferência, a sessão foi cancelada. O relator divulgou que a leitura do relatório teria sido remarcada para segunda-feira, 17 de maio de 2021, às 9h. O portal oficial da Câmara, no entanto, divulgou não haver previsão de data e tampouco informou o motivo do cancelamento, que pode ser político e não técnico.

Entidades sindicais e a Frente Parlamentar Mista dos Serviços Públicos convocaram um tuitaço para a manhã desta quinta-feira, com a hashtag #SalveOServiçoPúblico, que atingiu o quinto lugar dos assuntos mais mencionados no Brasil. A ideia é seguir com as manifestações nas redes em defesa dos serviços públicos e gratuitos para toda a população. E novo tuitaço está sendo convocado para segunda-feira.

A avaliação é de que esta luta é urgente: Bolsonaro parece tentar de fato acionar o 'tratoraço' para aprovar a PEC-32 às pressas. Quer fazer isso antes que seja impossível fazê-lo diante da queda de sua popularidade e da própria impopularidade da 'reforma', o que vem sendo denunciado todos os dias pelos sindicatos dos servidores. Pesquisa do Datafolha acaba de mostrar que hoje pouco mais de 2 em cada 8 pessoas no Brasil aprovam este governo.

Procurando juntar forças, neste 13 de maio, com a jornada de lutas e atos organizados em várias cidades contra o genocídio do povo negro - maiores vítimas do vírus, das 'reformas' ou da bala, o desafio é multiplicar a mensagem em defesa dos serviços públicos e em defesa da vida hoje e ao longo dos próximos dias. A luta é para derrotar a 'reforma', exigir vacina e o fim deste governo truculento e genocida - todas medidas que salvam vidas.

Para ver no Facebook e compartilhar: https://www.facebook.com/163841470424349/posts/1984819714993173/

Mensagem sugerida: Deputado/a, estamos de olho nas próximas eleições. Quem vota contra o serviço público não merece nosso voto! Os nomes não serão esquecidos. Rejeite a PEC 32 #SalveOServiçoPúblico

LutaFenajufe - Coletivo que reúne servidores e servidoras, sindicatos e oposições do Judiciário Federal e do MPU em defesa dos direitos da categoria e da luta por justiça social (13 de maio de 2021, quinta-feira).

Imprensa SINDJUFE-BA