Notícia postada dia 07/05/2021

AG: Categoria aprova construção de calendário de lutas com Greve Geral e chapa consensual para Ampliada da FENAJUFE

Os servidores e as servidoras do Judiciário Federal da Bahia reuniram-se em Assembleia Geral para eleger delegados para Reunião Ampliada da Fenajufe e discutir o recurso do Núcleo de Agentes de Polícia Judicial à decisão da Diretoria. A Assembleia foi realizada na tarde da última quinta-feira, 06, pela plataforma virtual Google Meet.

O Coordenador do SINDJUFE-BA, Fred Barboza, que dirigia a mesa, destacou o lançamento da nova campanha contra a Reforma Administrativa, com a exibição dos dois vídeos, de uma série de três, que estão circulando nas mídias sociais do Sindicato e dialogam com a categoria e com a sociedade sobre os efeitos nocivos da PEC 32/2020.

Ainda como parte dos informes, a trabalhadora da JFBA, Denise Carneiro, convidou a todos e todas presentes para participação no Ato simbólico a ser realizado nessa sexta-feira, 7/05, às 16h30, no Campo Grande. O ato será em homenagem as mães vítimas da Covid-19 e contra o genocida Bolsonaro.

Outros assuntos foram abordados nos informes como: o retorno ao trabalho presencial nos Tribunais; atualização sobre a última reunião realizada com a Presidência do TRT 5; desdobramentos da denúncia de assédio moral na Subseção Judiciária de Eunápolis; porcentagem dos agentes contaminados nos órgãos, dentre outros.

Nas falas, a categoria externou o momento difícil que estão vivenciando com a pandemia de Covid-19, com contaminações e falecimento de colegas e com a falta de esforços, por parte das Administrações, com as medidas de proteção para os trabalhadores, cuja atividade seja eminentemente presencial e com atendimento ao público.

Reunião Ampliada

Diante da convocação da FENAJUFE para a Reunião Ampliada, a ser realizada no próximo dia 15 de maio, que discutirá a conjuntura de retirada de direitos, agravada pela Reforma Administrativa, tramitando na Câmara dos Deputados. A categoria enfatizou a necessidade de organização e combate contra a PEC da Rachadinha e pela defesa do Serviço Público.

“Só a união dos servidores será capaz de combater esse projeto, assim como a conscientização de toda a classe trabalhadora sobre os prejuízos que essa reforma poderá trazer para a sociedade, caso ela seja aprovada. Por isso que a luta contra a Reforma Administrativa, encampada pelo governo Bolsonaro é tema de muito debate entre os trabalhadores”, afirmou, o Coordenador do SINDJUFE-BA, Fred Barboza.

Nesse contexto foi aprovado o Manifesto da Diretoria, com adendos dos demais coletivos, que será apresentado na Reunião Ampliada da Federação (CONFIRA O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA ABAIXO).

Na AG foi aprovada, também, a chapa consensual, com membros da Diretoria Colegiada do SINDJUFE-BA – Gestão Democracia & Luta e dos Coletivos Opinião Alternativa; Resistência & Luta no Judiciário; Esquerda no Judiciário e Agentes de Polícia Judicial.

Recurso do Núcleo de Agentes

O Núcleo dos Agentes da Polícia Judicial apresentou recurso à decisão da Diretoria, referente a priorização desse segmento na campanha de vacinação. Após breve discussão, foi consensuado que fosse encaminhado o requerimento para todos os segmentos e trabalhadores que necessitam trabalhar presencialmente, em função da natureza do cargo.

Imprensa SINDJUFE-BA