Notícia postada dia 20/04/2021

NOTA DA DIRETORIA sobre as graves denúncias de Assédio Moral na Subseção Judiciária de Eunápolis/BA

A Diretoria do SINDJUFE/BA - SINDICATO DOS TRABALHADORES DO PODER JUDICIÁRIO FEDERAL NA BAHIA – vem denunciar os atos de assédio moral, protagonizados pelo Juiz da Subseção Judiciária de Eunápolis/BA, PABLO ENRIQUE CARNEIRO BALDIVIESO. As ações perpetradas por ele, além de gerar adoecimento nos trabalhadores, vêm colocando as suas vidas em risco.

A despeito da alarmante crise epidemiológica, que assola o Brasil, cada dia mais agravada e marcada por recordes de mais de 4.000 mortes por dia e mais de 300.000 mortes, desde o início da crise,  Pablo Baldivieso tem obrigado os trabalhadores daquela unidade a executarem, presencialmente, as suas atividades, convocando, para este mister, inclusive servidores pertencentes ao grupo de risco para a Covid-19. Tais procedimentos  afrontam as recomendações sanitárias municipais, estaduais, federais, da Organização Mundial de Saúde e até mesmo a PORTARIA PRESI - 3/202, oriunda da presidência do TRF-1.

O assédio praticado pelo Magistrado não é fato novo ou isolado, pois, desde o início da pandemia, ele obriga os trabalhadores a lidarem com processos físicos não urgentes, expondo-os, bem como  aos seus co-residentes a riscos de contaminação. Soma-se a isso, a imposição de metas irrealizáveis, promovendo jornadas de trabalho extenuantes.
O SINDJUFE-BA buscou resolver asituação através do diálogo, contudo as práticas, que tornam o ambiente de trabalho inseguro, seguem acontecendo.

As exigências desmedidas e desproporcionais do Juiz levaram, mais recentemente, a uma situação em que mais de 15 trabalhadores, incluindo pessoas do grupo de risco para a Covid-19, foram obrigadas a trabalharem no exíguo e pouco ventilado espaço da Subseção Judiciária. Alguns destes trabalhadores se encontravam, inclusive, sem o uso de máscaras ou de qualquer barreira de proteção.

Em um contexto no qual o TRF-1 retornou ao regime de Plantão Extraordinário, privilegiando a execução de atividades por meio remoto e restringindo a execução de atividades presenciais estritamente para os casos urgentes, as ações do Magistrado se revestem da ausência de razoabilidade, inclusive com o uso de coação e perseguição àqueles que se insurgem contra os seus desmandos.

O SINDJUFE-BA não aceita e não aceitará que os trabalhadores e  trabalhadoras da Subseção Judiciária de Eunapólis sejam  tratados como peças descartáveis, ou como meros serviçais sujeitos  aos caprichos do Juiz. Somos trabalhadores do Serviço Público, compromissados com o povo brasileiro, e exigimos o mesmo compromisso dos administradores, especialmente no que se refere às condições de trabalho, que nos permitam cumprir com responsabilidade e segurança as nossas funções.

Exigimos, de imediato, que o Juiz PABLO ENRIQUE CARNEIRO BALDIVIESO cesse com as práticas de desrespeito à vida e à saúde dos trabalhadores da Subseção Judiciária de Eunápolis, que  tornam o ambiente de trabalho inseguro e insalubre.

A busca incessante por produtividade, em detrimento da saúde e da capacidade laboral dos trabalhadores do Judiciário, dos cedidos e dos requisitados da Prefeitura de Eunápolis,  tudo com o objetivo de conquistar O SELO DIAMANTE, às custas e nas costas dos trabalhadores, não será mais tolerado por nós.

Imprensa SINDJUFE-BA