Notícia postada dia 19/03/2021

Assembleia Geral aprova adesão ao Dia Nacional de Lutas

Os trabalhadores e as trabalhadoras do Judiciário Federal na Bahia aprovaram, em Assembleia Geral, realizada na quarta-feira, 17, adesão ao Dia Nacional de Lutas, com paralisação de 24 horas, no próximo dia 24. O Dia Nacional de Lutas foi convocado pelo FONASEFE e pelas centrais sindicais e também faz parte do calendário de mobilizações em defesa da vida, do Serviço Público  e contra a Reforma Administrativa.

Nos informes, o Coordenador do SINDJUFE-BA, Fred Barboza, falou sobre a apresentação da Diretoria do Sindicato à Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região e sobre o pedido de instalação de Mesa de Negociação permanente no órgão. Além disso, divulgou a realização de mais uma edição do “Diálogos de Classe, nessa quinta-feira, 18, às 18h, pelo canal do Youtube (TV SINDJUFE-BA).

O dirigente sindical destacou a grave situação de crise sanitária, com a iminência de colapso do sistema de saúde e a política genocida de Bolsonaro que segue exterminando o povo brasileiro e os trabalhadores e as trabalhadoras mais pobres.

Na Assembleia Geral os servidores debateram  a gravidade da pandemia, a falta de planejamento para vacinação nacional, os impactos da Reforma Administrativa, as medidas emergenciais e os demais pacotes de ataques do governo Bolsonaro para o desmonte do Serviço Público. Na oportunidade, a categoria ratificou a necessidade de unidade com as demais  categorias e a intensa mobilização para reverter essa política.

“As 35 medidas emergenciais apresentadas por Bolsonaro, na verdade, é um pacote de ataques aos direitos dos trabalhadores, aos serviços públicos e à soberania nacional, para seguir garantindo o lucro dos capitalistas. Nesse atual cenário, é mais do que necessária a ampla unidade de ação para enfrentar os ataques e derrotar este governo genocida, reacionário e ultraliberal”, declarou Fred Barboza.

Confira todas as deliberações aprovadas na Assembleia Geral:

- os trabalhadores do Judiciário Federal na Bahia, irão aderir ao dia nacional de lutas com paralisação de 24 horas;

- a categoria irá somar-se ao ato virtual do GT Nacional de Fóruns às 10 horas;

- a categoria participará do twittaço #derrupapec32 das 12h às 14h;

- a categoria participará de atividade virtual, a ser indicada pela Direção do Sindicato, à tarde;

- que se faça um Manifesto (ou adira ao do FONASEFE) sobre a greve/paralisação do dia  24, o divulgando maciçamente para dentro e fora da nossa categoria.

- que a categoria participe então das mobilizações FORA BOLSONARO e estimule a participação da base, buscando convencer sobre a necessidade, oportunidade e urgência, pela vida do povo brasileiro;

- que se realize uma campanha em todo o Brasil, em que cada categoria especifique o que faz e como contribui para a população, quando da prestação específica de cada setor do Serviço Público, dando um novo conceito de Estado, pautando, inclusive, que os serviços prestados produzem bens públicos essenciais à cidadania e a dignidade;

- que se busque alternativas de lutas que resultem em efetiva pressão nos parlamentares, a fim de constrangê-los a aprovar estes crimes contra os servidores públicos e a sociedade;

- que seja marcada rodada de setoriais para alcançar mais colegas para trazê-los a essa mobilização que ainda seguirá, e também discutir questões específicas do interesse dos trabalhadores de cada órgão;

- é tarefa de todos a construção da paralisação, visando superar as dificuldades advindas deste momento de dispersão física da categoria, imposto pela pandemia;

Imprensa SINDJUFE-BA