Notícia postada dia 13/01/2021

Setorial do TRE-BA aprova manutenção da greve sanitária e exige suspensão do trabalho presencial

A Assembleia Setorial dos trabalhadores do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), realizada ontem (12/01), aprovou a manutenção da greve sanitária em defesa da vida, frente à pandemia da Covid-19, e a exigência à direção do Tribunal para que todos os trabalhos presenciais que hoje estão sendo realizados sejam suspensos.

“Estamos passando por aumento do número de infectados e de mortes. Ao mesmo tempo em que vemos mais pessoas circulando pelas ruas, festas sendo realizadas como ocorreu no final do ano. Frente a este cenário, é importante mantermos a greve sanitária em defesa da vida”, defendeu o servidor Jair Cunha.

“É preciso que o trabalho remoto seja a regra e o trabalho presencial seja a exceção. Nas áreas em que o trabalho precisa ser presencial, é necessário escalonamento. Temos que exigir isso da direção do Tribunal. Essa luta precisa ser travada junto com nossa entidade representativa, que é o nosso sindicato”, completou Jair.

A servidora Suely Santiago avaliou como positiva greve sanitária que está sendo realizada pelos trabalhadores do TRE-BA, desde setembro passado. “A greve está sendo vitoriosa e devemos mantê-la. Alguns colegas tiveram descontos nos salários, temos que seguir a pressão sobre a direção do Tribunal pela reposição dos salários descontados”, defendeu.

Após as avaliações, aprovou-se a manutenção da greve sanitária; priorização da negociação dos dias em aberto dos colegas em greve sanitária; a busca pela revogação do trabalho presencial como regra; e, participação do sindicato em futura comissão de regulamentação do teletrabalho no TRE-BA.

“Vamos seguir mobilizados em defesa da vida. Desde o inicio da pandemia, o SINDJUFE-BA tem travado essa luta em todos os Tribunais. Não estamos deixando de trabalhar, ao contrário, temos trabalhado muito mais. O que queremos é trabalhar com segurança. A greve sanitária é para defender as nossas vidas”, concluiu Fred Barboza, diretor do SINDJUFE-BA.

Imprensa SINDJUFE-BA