Notícia postada dia 15/12/2020

Por um plano nacional de vacinação em massa! Vacinação para todos já!

Hoje, 15 de dezembro, é dia de luta pelo fortalecimento do SUS, por um plano de nacional de vacinação para a Covid-19, com garantia de vacinação de toda a população brasileira. O SINDJUFE-BA soma-se a essa luta, diante o espantoso número de mais de 180 mil mortes oficiais e da política genocida do reacionário presidente Jair Bolsonaro.

A campanha O Brasil precisa do SUS tem o objetivo de mobilizar a sociedade para a importância da defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), com exigência de que o governo fortaleça os investimentos no sistema de saúde pública, bem como estabeleça urgentemente um plano de vacinação nacional contra a Covid-19.

O lançamento será às 14 horas, com transmissão pelo YouTube nos canais do Conselho Nacional de Saúde (CNS) [https://www.youtube.com/comunicacns] e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) [https://www.youtube.com/watch?v=LNKQKPOHzmg&feature=youtu.be].

Vacinação já para toda a população!

Não podemos aceitar a negligência do governo federal diante da pandemia de Covid-19. Por isso, uma das principais reivindicações é a recuperação do orçamento do SUS, que segue em desfinanciamento constante, e um plano de vacinação, que ainda não existe no Brasil.

Em mais uma ação de politização das ações de resposta à pandemia, o governo federal apresenta um plano de vacinação contra a Covid-19 incompleto e com ações insuficientes. A população brasileira não pode ficar à mercê de disputas políticas. O Ministério da Saúde precisa assegurar que a população tenha acesso às vacinas aprovadas pela Anvisa e organizar uma campanha transparente, de comunicação direta e em âmbito nacional.

Até o momento, a disposição do governo de Bolsonaro, Mourão e Guedes é lançar os brasileiros à morte, à miséria e ao desemprego, ao mesmo tempo em que investe contra a saúde pública. É simplesmente escandaloso o que o governo vem fazendo com pacientes de HIV, AIDS e hepatite pelo SUS, com exames essenciais ao tratamento suspensos desde novembro.

Já o fato de não haver um plano de vacinação em massa não reflete apenas a incompetência do governo. Trata-se de uma política consciente de inviabilizar a vacina no país. O Brasil conta com dois dos mais respeitados institutos de pesquisa e produção de vacina do mundo, o Butantan e a Bio-Manguinhos, da Fiocruz, além de uma rede de saúde pública que, por mais sucateada que esteja, poucos ou nenhum país tem nesta proporção. É vergonhoso e inaceitável que nem tenhamos a vacinação no horizonte, nem que a sua preparação já esteja ocorrendo.

Precisamos enfrentar e derrotar o governo para assegurar um plano emergencial de vacinação, que garanta a imunização de toda a população no menor tempo possível. Quanto mais o governo atrasa esse processo, mais pessoas morrem nas filas das UTI’s.

É preciso dar um basta!

Por um plano nacional de vacinação em massa! Vacinação para todos, já!

Imprensa SINDJUFE-BA