Notícia postada dia 26/11/2020

Servidores do TRE-BA mantêm greve sanitária, após tentativa de negociação e corte de ponto pela Administração

O SINDJUFE-BA realizou Assembleia Setorial, no TRE-BA, via plataforma virtual do Google Meet, na terça-feira, 24, para avaliação e encaminhamentos  sobre a greve sanitária.

A assembleia foi dirigida pela Coordenadora Lindinalva de Souza e contou com a presença de cerca de 30 servidores e servidoras. Na abertura dos informes, o também Coordenador, Fred Barboza, enfatizou que a realização das Eleições 2020 foi um grande equívoco. Em seguida falou sobre a pandemia no Estado, sobre o aumento dos casos de Covid-19 e a alta na ocupação dos leitos de UTI’s.

O dirigente repudiou também o caso de racismo e o assassinato de João Alberto. Em seguida divulgou a campanha  do Novembro Negro e campanha de resgate das personalidades que ajudaram a construir a Bahia e o Brasil, que lutaram contra as questões de discriminação racial e intolerância religiosa.  A campanha culminará com a terceira edição do Diálogos de Classe, na quinta-feira, 26, às 17h. A live contará com as presenças de Dona Ana - uma das lideranças do Quilombo Quingoma e de Hertz Dias - Vocalista do grupo de Rap Gíria Vermelha e Ativista do Quilombo Urbano.

Ainda nos informes, o servidor do TRE-BA, Jair Cunha, falou sobre a última reunião entre o Sindicato e a Administração do TRE, da qual participou, destacando que não houve avanço sobre o desconto do ponto dos servidores/as.

“Fomos enfáticos ao dizer, nas reuniões, que não se descontasse nada, enquanto estivéssemos em processo de negociação, mas o Tribunal em nada nos surpreende, com as atitudes desrespeitosas para com os trabalhadores e as trabalhadoras do TRE-BA”, afirmou o Coordenador Fred Barboza.

Nas falas, a Direção do SINDJUFE-BA e os/as servidores/as repudiaram a atitude da Administração, com relação ao corte de ponto, mesmo com a Mesa de Negociação, sem considerar o momento atípico, vivenciado  pelos trabalhadores.
“É, realmente, lastimável a postura da Administração para com os servidores. A impressão que tive é que os servidores foram sugados, deram o seu melhor e, passada a eleição,  tiveram sua verba  alimentar cortada”, declarou a Coordenadora Lindinalva de Souza.

No ponto central, que envolveu a avaliação da greve sanitária, os/as servidores/as reafirmaram a importância de manutenção  da greve sanitária, como instrumento de luta dos trabalhadores do órgão.

“A greve provou que temos força e que precisamos enfrentar a Administração e exigirmos respeito”, ressaltou o servidor do TRE-BA, Jair Cunha.

Entre os encaminhamentos dessa setorial estão: manutenção da greve sanitária;  solicitação de reunião da Mesa de Negociação, com  presença do Presidente do TRE-BA; participação do evento da Semana do Servidor, promovido pelo Tribunal, no dia 30 de novembro, das 14h às 16h e que o/a servidor/a que teve desconto em folha envie email para o sindicato  (sindjufeba@sindjufeba.org.br).

Imprensa SINDJUFE-BA