Notícia postada dia 19/11/2020

Nota da Coordenação Geral do SINDJUFE-BA aos trabalhadores e trabalhadoras da Justiça Federal da Bahia

Após a decretação da pandemia em nível mundial pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em março do corrente ano, e pela instituição do Plantão Judiciário Extraordinário em toda a seção judiciária da Bahia, o SINDJUFE-BA adotou e vem adotando uma série de ações com o fito de resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores e trabalhadoras do judiciário federal na Bahia.

Dentre as ações adotadas, decretamos greve sanitária a partir do dia 3 de agosto e não suspensa até o presente momento (VEJA AQUI o expediente nº 56 enviado à Diref). A greve sanitária foi decretada com o objetivo de manter a regularidade do trabalho remoto e garantir o não retorno ao trabalho presencial, a partir daquela data. Vale ressaltar que tal decisão segue em vigor, pois não foi  deliberado suspensão da greve sanitária, como aprovada em assembleia no dia 23 de julho.

Até o presente momento, a Coordenação Geral do SINDJUFE-BA não recebeu nenhum comunicado formal de decretação de greve sanitária por parte de um trabalhador ou trabalhadora da Justiça Federal da Bahia.

No dia de ontem, 18, fomos surpreendidos com a suspensão do expediente na 12ª Vara federal de Salvador, na quarta e quinta-feira, dias 18 e 19 de novembro, por conta de um caso de Covid-19. Tal ação, consideramos insuficientes.

Desde o dia 03 de setembro, o SINDJUFE-BA solicitou reunião com a Diref, com o intuito de tratar sobre condições de trabalho e assuntos correlatos. Até o momento, não fomos atendidos (veja o SEI nº 25387.95.4.01.8004).

O SINDJUFE-BA está reiterando o pedido de reunião com a Diref pela 3ª vez. Colocamos sob a responsabilidade da Direção todo e qualquer caso de Covid que acometa os trabalhadores da Justiça Federal. Desde o início da pandemia estamos tentando dialogar com a direção, que segue tento a atitude de não ouvir a entidade representativa dos trabalhadores.

Na próxima segunda-feira, dia 23, o SINDJUFE-BA realizará uma assembleia setorial, às 16h, para tratar das condições de trabalho na Justiça Federal. É importante a participação de todos. Não basta reclamar em grupos de WhatsApp, é preciso agir. Temos que valorizar nossas vidas!

O SINDJUFE-BA reitera,  a greve sanitária continua vigente. Essa é uma arma que temos garantida por lei e precisamos fazer uso. Esse direito, em defesa da vida, deve ser exercido por todos os trabalhadores e trabalhadoras da Justiça Federal, os quais não se sintam seguros/as para realizar trabalho presencial nas sedes em toda a Bahia.

COORDENAÇÃO COLEGIADA DO SINDJUFE-BA