Notícia postada dia 19/10/2020

JFBA: Servidores/as mantêm greve sanitária e campanha contra a Reforma Administrativa

Na terça-feira, 13 de outubro, às 17h, os/as servidores/as da JFBA, em Assembleia Setorial, debateram as condições de trabalho, na retomada das atividades presenciais, bem como a Reforma Administrativa do governo Bolsonaro.

As servidoras da Justiça Federal, Denise Carneiro, Ana Montalvão e o servidor Walker Matos falaram sobre a reunião Ampliada da FENAJUFE, que ocorreu no sábado,  10 de novembro, via plataforma on-line. Representando o SINDJUFE-BA, a Coordenadora Fernanda Rosa, destacou os principais pontos discutidos na Ampliada e as deliberações aprovadas, a exemplo do Calendário de Lutas com foco na Reforma Administrativa e o dia 11 de novembro, como uma nova data apontada para o Dia Nacional de Luta.

O diretor do SINDJUFE-BA, Jailson Lage, expôs, novamente, a posição da Direção, que é de preservar a vida dos trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário Federal, com a manutenção do trabalho remoto e pontuou, ainda, que  não há condições seguras para essa volta, pois a pandemia não foi, efetivamente, controlada e as mortes continuam acontecendo diariamente.

As falas demonstraram a preocupação com o risco de contágio, entre os colegas, com o retorno gradual das atividades presenciais, sem o custeio de testagem com os servidores envolvidos, além de um estudo de questões específicas.  Foi solicitado que o SINDJUFE-BA cobre e atue, junto à Direção do Foro da Seção Judiciária da Bahia, para que se efetive uma avaliação criteriosa de algumas situações específicas de servidores e servidoras da JF, que estão no grupo de risco ou em outras situações peculiares e para que o Jurídico do Sindicato emita uma nota técnica, explicando a Resolução publicada pela Administração.

O Coordenador, Jayr Figueiredo, ressaltou que a greve sanitária foi deliberada em assembleia há  algum tempo e que já foi comunicada à Direção do Foro e divulgada em todas as plataformas do SINDJUFE-BA. O dirigente afirmou ainda que o servidor está respaldado para aderir à greve sanitária, caso não se sinta seguro de retornar ao trabalho presencial.

“A greve é uma ferramenta fundamental para todos os colegas que se enxergarem em uma situação de risco e existem muitos relatos, pois sabemos disso. Eles podem se valer dessa ferramenta para poder comunicar, tanto ao sindicato, como para os seus superiores, dizendo que não se sentem seguros para trabalhar presencialmente e que se manterão em regime de teletrabalho”, afirmou Jayr Figueiredo.

Foram deliberações da Assembleia: mantutenção da greve sanitária; que o Sindicato continue a construindo  campanhas contra a Reforma Administrativa; que o sindicato se envolva na construção da Plenária em defesa do Serviço Público, no próximo dia 24 de outubro; que construa atividades no dia 28 de outubro, dia do Servidor Público e que participe da construção do Dia Nacional de Luta em defesa do Serviço Público, no dia 11 de novembro, conforme deliberado na reunião Ampliada da Fenajufe.

Ponto Paralelo

O SINDJUFE-BA disponibiliza através do link (https://forms.gle/XJzfHNV54e5x8JDn8) o Ponto Paralelo. A função do ponto paralelo é registrar, a presença do servidor/a na greve sanitária e demonstrar que não está faltando ao serviço, mas, sim, exercendo um direito que lhe é assegurado na Constituição da República: a Greve.

A orientação do SINDJUFE-BA é que, o/a servidor/a registre no ponto a realização de “trabalho remoto”, faça login no sistema, no horário de inicio e de finalização do trabalho, durante o horário normal de expediente e elabore um relatório diário das atividades realizadas.

Imprensa SINDJUFE-BA