Notícia postada dia 09/10/2020

Em assembleia, servidores/as do TRE-BA avaliam e definem próximos passos da greve sanitária

Avaliação, próximos passos da greve sanitária em defesa da vida e chamada para retomada das atividades presenciais foram pontos discutidos na assembleia setorial que aconteceu na quarta-feira, 7, às 15h, por meio da plataforma Google Meet.

Ainda sem diálogo com os servidores por parte da Administração do TRE-BA, o coordenador do SINDJUFE-BA, Fred Barboza, lamentou tamanho descaso e informou sobre a ação civil pública que o SINDJUFE-BA ingressou na Justiça Federal, como um recurso ao silêncio do Tribunal.

“A direção do sindicato continua acreditando que a melhor saída é o diálogo, isso sempre será uma premissa básica pra gente, mas na ausência de qualquer possibilidade de diálogo, silêncio  e de descaso,  o SINDJUFE-BA optará por lançar mão de todas as  medidas em prol da categoria”, afirmou o Coordenador do SINDJUFE-BA, Fred Barbosa.

Diversas falas durante a assembleia revelaram a angústia dos trabalhadores e das trabalhadoras da Justiça Eleitoral quanto ao retorno das atividades presenciais e algumas adaptações que ainda não foram feitas para atender às normas de segurança sanitárias propostas para reabertura. A diretoria do Sindicato já questionou à administração sobre a reabertura, que representa grande risco para a saúde dos servidores, mas sem retorno.

“A Covid tem me angustiado, pensativo, inquieto e partilho essa inquietação minha para os meus colegas. O que torna o ambiente insalubre do Tribunal é a presença dos trabalhadores, dos assintomáticos, dos suspeitos e dos confirmados. Por mais seguro que eu esteja em meu setor, o ar-condicionado do Tribunal com mais gente lá dentro vai tornar o ambiente mais inseguro. Ou seja, o risco é de todos nós. Daí me perguntei se a greve sanitária é só para quem tem risco de trabalhar muito junto? Ou a greve é de todos ou a greve é de ninguém”, desabafou o servidor do TRE-BA, Jair Cunha.

Foi para defender a vida e evitar a exposição desses trabalhadores/as ao contágio do novo coronavírus que a categoria aprovou a realização da greve sanitária. Fred Barboza reforçou que todos os/as servidores/as devem comunicar às chefias e registrar por e-mail a adesão a greve, destacando que as atividades remotas estão sendo mantidas.

“Em nenhum momento, a gente falou de greve de não trabalho. O trabalho remoto continua e os preparativos das Eleições Municipais vão seguir. Achamos um erro, mas temos a consciência que não teríamos como modificar o calendário eleitoral sozinhos. Somos parte da classe trabalhadora, e boa parte dela teve o seu direito a vida relativizado, para o privilégio do lucro da atividade econômica. Do mesmo modo, algumas direções sindicais dentro de nossa categoria privilegiaram às eleições em detremimento da segurança de todos. A dificuldade que enfrentamos no TRE-BA, tem a ver com isso. Nós alertamos que era muito complicado fazer o debate de greve sanitária na Justiça Eleitoral, sem um debate consequente do adiamento do calendário eleitoral”, destacou Fred Barboza.

Entre as propostas sistematizadas na setorial foram destacadas comunicar ao chefe que continua disponível ao trabalho, documentar as atividades, gerando evidências; solicitar registro de ponto para quem puder; registrar ponto paralelo via formulário a ser encaminhado pelo SINDJUFE-BA;

O SINDJUFE-BA orienta os servidores a procurar o Sindicato em caso de dúvidas ou para denúncias de qualquer eventual situação através do número 71 99338-7654 ou do e-mail sindjufeba@sindjufeba.org.br. A diretoria continuará acompanhando e cobrando as adaptações na garantia da segurança e defesa da vida da categoria.

Imprensa SINDJUFE-BA