Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 23/09/2020

Notícia postada dia 23/09/2020

Servidores/as do TRE-BA mantêm greve sanitária e cobram do Tribunal medidas efetivas de distanciamento e segurança

Servidores/as do TRE-BA mantêm greve sanitária e cobram do Tribunal medidas efetivas de distanciamento e segurança

O SINDJUFE-BA realizou, na tarde dessa segunda-feira, Assembleia Setorial com servidores e servidoras do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).  A Assembleia teve como pauta a avaliação da greve sanitária e o encaminhamento de providências contra o assédio moral.

O diretor do SINDJUFE-BA, Fred Barboza, fez um relato acerca  da última reunião que ocorreu entre o Sindicato e a Administração do Tribunal,  no dia 16 de setembro. Participaram da referida reunião os diretores  do Sindicato, Jailson Lage, Fred Barboza e Lindinalva de Souza, além do  Advogado, Cláudio Andrade e os servidores do órgão Jair Cunha, Juvenal Lino Júnior, Joel Almeida. Pela administração, participaram Mirela Cunha, Secretaria de Gestão de Pessoas, juntamente com Moisés Braga, Yuri Rosseto e Maria Brandão

O Coordenador Fred Barboza lamentou a ausência do Presidente do TRE-BA, Desembargador Jatahy Júnior  e afirmou que o ideal seria uma mesa de diálogo, com a presença de todos, para que fossem possíveis  encaminhamentos de temas, a exemplo da prorrogação das eleições, mesmo sabendo das limitações do Sindicato da Bahia e do próprio TRE-BA quanto ao calendário eleitoral.   Além disso, cobrou medidas efetivas de distanciamento, como forma de proteger a saúde e a vida de servidoras e servidores,  trabalhadoras e trabalhadores terceirizados, estagiários e estagiárias e usuários. 

“Foi manifestado o desconforto dos trabalhadores do TRE-BA com relação à manutenção do calendário eleitoral e solicitado que a Administração respondesse ao pedido do Sindicato, com dados estatísticos sobre as pessoas que já foram contaminadas no Tribunal ou já foram afastadas por terem contato com alguém que foi contaminado. Pedimos também a participação no Comitê de Crise, para que pudéssemos acompanhar a situação no órgão e  parâmetros de flexibilização da portaria, para garantir que somente o trabalho essencial seja presencial, com adoção de medidas que  assegurarem  a segurança e saúde do trabalhador”, destacou Fred Barboza. 

A maioria das falas, na  Assembleia,  evidenciou o medo e a insegurança 
dos trabalhadores do TRE-BA face à realização das Eleições e o pedido de fortalecimento da greve sanitária, com defesa do trabalho remoto e suspensão das atividades presenciais.  A direção do Sindicato reafirmou que, quem não se sentir seguro, mesmo não integrando o grupo de risco, pode optar pela greve sanitária e denunciar ao SINDJUFE-BA, caso sofra algum tipo de ameaça ou assédio moral pelo Disque Denúncia: 71 99338-7654.

“Tem muitos colegas adoecidos com a possibilidade de irem trabalhar presencialmente. Cada dia que passa descobrimos uma nova sequela dessa doença e não temos outro caminho a não ser manter e fortalecer essa greve. Mais uma vez, o meu chamado é para que tomemos um lado e que esse lado seja o do trabalhador, o nosso lado”, afirmou a servidora Suely Silveira.

Na setorial, os/as servidores/as deliberaram manter a greve sanitária e continuar cobrando do Tribunal uma mesa de diálogo sobre o adiamento das eleições e sobre a manutenção do trabalho remoto.

 

Reforma Administrativa
Em face do risco iminente de aprovação da Reforma Administrativa, proposta pelo  governo Bolsonaro, a direção do SINDJUFE-BA fez um convite à categoria para a Live "Reforma Administrativa: Organizar a luta para derrotar o desmonte do Serviço Público", uma iniciativa do Sindicato, juntamente com o Coletivo Luta Fenajufe, que será realizada nessa quarta-feira, dia 23 de setembro, às 19 horas. A edição contará com a participação de Fabiano dos Santos (SINTRAJUD/SP), de Fagner Azeredo (LutaSintrajufe - Oposição/RS) e de Fernanda Rosa (SINDJUFE-BA). 

A atividade será transmitida ao vivo, simultaneamente pelas páginas do LutaFenajufe, do Sintrajud-SP e do Sindjufe-BA.

“A luta para derrotar a PEC 32/2020 exige unidade entre servidoras e servidores e suas entidades no PJU e MPU, atuação conjunta com os demais setores do funcionalismo nas três esferas e a busca do apoio da população, que será severamente prejudicada caso a reforma de Bolsonaro, Mourão e Guedes passe”, pontuou a coordenadora do SINDJUFE-BA, Lindinalva de Souza.

 

Imprensa SINDJUFE-BA



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE