Notícia postada dia 11/08/2020

TRT 5: Assembleia mantém não retorno ao trabalho presencial

Os trabalhadores e trabalhadoras do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região participaram da assembleia setorial, convocada pelo SINDJUFE-BA, na terça-feira, 4. Entre as pautas estavam os informes, teletrabalho e retorno ao trabalho presencial.

A assembleia foi dirigida pelo coordenador do sindicato, Jailson Lage, que se posicionou contra a volta precoce do trabalho presencial nos tribunais e chamou os/as servidores/as para participar das atividades realizadas pelo SINDJUFE-BA. Além disso, informou sobre o falecimento da servidora da Justiça Federal, Rosemary Gonçalves, dedicando um minuto de silêncio em memória da colega que faleceu de Covid-19, no dia 27 de julho. O Brasil segue com número recorde: são quase 100 mil mortes já confirmadas da pandemia do novo coronavírus, muitas das quais poderiam ter sido evitadas com políticas públicas de enfrentamento à pandemia.

“Esse minuto de silêncio não é só em nome de Rosemary, mas também em nome dos 100 mil brasileiros que se foram, de suas famílias, dos profissionais da área de saúde que também estão sofrendo bastante. O presidente Bolsonaro vetou uma indenização aos profissionais de saúde que tiveram complicações na pandemia. Precisamos repudiar as atitudes do governo que vêm de contra a vida dos trabalhadores”, afirmou Jailson Lage.

O segundo ponto de pauta tratou-se acerca do teletrabalho. O também coordenador do SINDJUFE-BA, Fred Barboza, explicou que esse debate já está ocorrendo dentro da diretoria e que o sindicato pretende realizar um seminário para a categoria sobre o assunto.

“O tema é delicado e existe uma série de aspectos que a gente precisa debater com a categoria em relação ao teletrabalho. Certamente esse ano ainda, a gente deverá realizar esse encontro”, afirmou Fred.

A assembleia desta terça-feira aprovou por unanimidade concordância com a Presidência do TRT 5 em somente autorizar a volta ao trabalho após alcançarmos o pico da pandemia no Estado da Bahia, o que ainda não aconteceu e que a partir da aprovação desta resolução, seja enviada, como decisão dessa setorial e não mais como resolução da diretoria, expediente no qual reitera-se a impossibilidade do retorno ao trabalho presencial e a ratificação da necessidade  da participação da representação dos trabalhadores na comissão instituída para tratar do assunto.

Também foi aprovada, que este expediente a ser enviado, inclua a necessidade de assessoria e de pareceres técnicos de profissionais de saúde e de engenheiros sanitários ou de segurança no trabalho para a avaliação do meio físico e o estabelecimento de rotinas e processos a serem adotados em momento futuro para a adoção do método presencial de trabalho.

Imprensa SINDJUFE-BA