Notícia postada dia 06/08/2020

JF: Servidores aprovam suspensão da greve sanitária, mas mantêm indicativo de greve

Na tarde da sexta-feira, 31, em assembleia setorial, servidores da JFBA suspenderam a greve sanitária que começaria no dia 03 de agosto e aprovaram indicativo de  greve contra uma possível  volta precoce ao  trabalho presencial,  além de deliberarem que seja mantida a regularidade do trabalho remoto ora  prestado. A setorial teve seu início com um minuto de silêncio em memória à  colega  Rosemary Gonçalves, que faleceu de Covid-19, no último dia 27.

Ante a prorrogação do prazo do início do retorno gradual ao trabalho presencial e atendimento ao público,  para setembro, não restou alternativa a não ser suspender a greve aprovada. Os servidores aprovaram ainda que se agende uma audiência virtual,  com a DIREF, com a Diretoria do sindicato, o Conselho de Representantes e mais uma Comissão de servidores da JFBA,  para levar a posição tomada na assembleia (Veja aqui a resolução aprovada na setorial e requerimento enviado a DIREF)

Outra questão aprovada foi que a Diretoria do SINDJUFE-BA atue no sentido de identificar as Unidades que não estão cumprindo esse adiamento na abertura, e estão realizando inspeção e outros trabalhos presenciais não urgentes, cobrando o fim desses trabalhos.

*Medo e Insegurança*

A decretação   de greve sanitária começou  pelos colegas do TRE-BA, vale ressaltar que a nível nacional, frente à preocupação com a  realização das eleições 2020. Com o agravamento da pandemia e o retorno presencial previsto para o dia 03 de agosto, os servidores da JFBA decidiram se unir à luta em defesa da vida e da saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras do Poder Judiciário Federal da Bahia, bem como dos demais trabalhadores e trabalhadoras.

Considerando a  resolução 322/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) - que estabelece medidas de retomada dos serviços presenciais, as Administrações dos Tribunais seguem com a linha de reabrir o expediente presencial, indo na contramão do que afirma a  comunidade  científica quanto ao retorno ao trabalho presencial e volta de atendimento ao publico, neste momento,  o que tem deixado a categoria apreensiva, quanto ao  quesito segurança sanitária e preservação da vida de todos. “Não podemos mais seguir apreensivos, toda semana é um novo ato das administrações, atos  que apontam o retorno ao trabalho presencial. Não temos paz nem para bater metas.  As Administrações da JFBA e do TRE-BA precisam seguir o exemplo do TRT 5 e prorrogar o teletrabalho por tempo indeterminado”, esse foi o desabafo de um servidor da JF.

Como  sempre tem acontecido,  várias  manifestações foram no sentido de preocupação com os trabalhadores terceirizados, que trabalham na limpeza,  na segurança e  que estão digitalizando processos físicos que,  na sua grande maioria, usam o caótico transporte público de Salvador.

“Frente à pandemia, defendemos como medida excepcional, o isolamento social, única medida eficaz, no momento, para evitar o contágio e a disseminação do vírus. Ao mesmo tempo em que exigimos dos tribunais medidas de segurança e condições dignas de trabalho. Pra nós, vidas valem mais do que metas!”, afirmou o também Coordenador do SINDJUFE-BA, Fred Barboza.

Assédio Moral

O SINDJUFE-BA vem realizando  campanha contra a imposição de metas e o assédio moral, que tem se intensificado durante a pandemia. A direção reforça que todo e qualquer caso de assédio deve ser comunicado ao Sindicato pelos canais de denúncias através dos telefones 71 99133-7114 / 99367- 0273 ou pelo e-mail sindjufeba@sindjufeba.org.br

Imprensa SINDJUFE-BA