Notícia postada dia 26/03/2020

Cúpula de Bolsonaro: Paulo Guedes e Rodrigo Maia ameaçam corte nos salários dos servidores do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia propôs nessa segunda-feira (23/03), a redução de salários dos/as servidores/as dos três Poderes, sob a alegação de que "todos vão ter que colaborar" referindo-se à crise de saúde pela qual passa o país.

As declarações dadas por Maia mostram completa afinação com os discursos do presidente Jair Bolsonaro e Paulo Guedes, que juntos tecem a destruição do Estado brasileiro e enchem os bolsos dos mais ricos com recursos públicos da saúde, educação, pesquisa, dentre outros.

O SINDJUFE-BA, juntamente com diversas entidades, centrais sindicais e movimentos populares tem defendido a revogação da Emenda Constitucional 95/2016, que congela os investimentos públicos por vinte anos. Entretanto, Maia não falou da necessidade de revogação da EC 95, “teto dos gastos”, como forma de enfrentar a crise em curso no Brasil.

Na contramão dos diversos países que combatem a pandemia do Covid-19 com medidas sanitárias e econômicas  eficientes, o governo federal e sua cúpula escolhem caminhos duvidosos, que colocam em risco a vida da população. A redução de salários dos servidores públicos e dos trabalhadores da iniciativa privada, propostas contidas nas chamadas “PECs Emergenciais” e a Medida Provisória 927/2020, anunciada nessa semana por Bolsonaro fazem parte do projeto desastroso do governo,  que sempre privilegia os bolsos dos mais ricos e retira direitos da classe trabalhadora.

O SINDJUFE-BA segue afirmando que os trabalhadores e trabalhadoras não pagarão a conta dessa crise e exige revogação imediata da EC 95.

Impresa SINDJUFE-BA