Notícia postada dia 06/12/2019

Encontro de Mulheres do PJU e MPU reafirma reorganização de luta e aprova Manifesto e Calendário de atividades contra ataques de Bolsonaro

No dia 30/11 aconteceu o 1º Encontro Nacional de Mulheres do Poder Judiciário da União e Ministério Público da União. O evento que ocorreu em Brasília contou com a participação de 60 mulheres de 12 sindicatos filiados.

Pelo SINDJUFE-BA, as servidoras Cátia Soares (TRT 5), Grace Bulcão (TRE-BA) e a coordenadora Fernanda Marques Rosa (JFBA) foram eleitas na atividade preparatória do Encontro realizada no dia 21/11, no TRE-BA para representar o Sindicato no evento.  A trabalhadora Grace Bulcão não pode comparecer na atividade.

"O evento foi bem oportuno e os temas abordados foram super pertinentes e nos mostraram que se faz mais que necessário e urgente nos reorganizarmos neste momento em que o governo só amplia a retirada de direitos, que nos atinge diretamente como mulheres", afirmou a servidora, Cátia Soares.

O Encontro foi uma realização da Fenajufe, fruto da aprovação do calendário retirado no  Congrejufe, em abril deste ano, Servidoras do PJU e MPU debateram temas de suma importância como: a atual conjuntura, relações de trabalho, violências de gênero e a importância de organização e mobilização das mulheres nos espaços políticos e nas atividades sindicais.

"A violência contra a mulher, o feminicídio, o papel sindical e político das mulheres, o assédio moral e sexual, a violência psicológica etc. foram alguns dos temas abordados que merecem total atenção e muitos debates. No final, votamos o calendário de lutas e aprovamos um Manifesto assinado por todos os sindicatos participantes", ressaltou a Coordenadora do SINDJUFE-BA, Fernanda Rosa.

Atividade Preparatória para o Encontro

No dia 21/11, o SINDJUFE-BA promoveu o debate "MACHISMO, ASSÉDIO E CONDIÇÕES DE TRABALHO", como uma atividade preparatória para o Encontro de Mulheres da FENAJUFE, com escolha das representantes para o evento em Brasília.

O debate foi ministrado pela Profa. Sandra Marinho (UFBA / LEMARX) e foi realizado na Sala de Convivência do TRE-BA. No evento, a palestrante agradeceu o convite do SINDJUFE-BA e a oportunidade de abordar o tema que não pode ser visto como algo descolado da atual conjuntura.

"Essa atual conjuntura apresenta pautas extremamente regressivas. Pautas que demonstram o recrudescimento muito grande de forças conservadoras em todas as esferas. A gente precisa reafirmar e levantas algumas bandeiras, algumas conquistas que tivemos e que agora está sob ameaças profundas, principalmente com o anúncio do Plano Mais Brasil", pontuou a Professora da UFBA e integrante da LEMARX, Sandra Marinho.

Confira AQUI o Manifesto e abaixo, o Calendário de Lutas aprovados no Encontro de Mulheres da Fenajufe:

2 a 6/12/2019 – Semana de agitação e panfletagem contra a MP 905, as PECs 186, 187 e 188 e o Pacote de ajustes do Guedes.

12/02/2020 - Atividade no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados.

8/3/2020 - Reforçar o dia 8 de março, dia internacional das mulheres.

18/03/2020 – Indicativo de dia nacional de paralisação, mobilização, protestos e greves.

Indicativo às centrais sindicais da necessidade de discussão para a realização de uma greve geral no país.

Não ao pacotão de Bolsonaro/Guedes que quer destruir os serviços públicos!

Pela vida das mulheres! Basta de violência machista e feminicídio!

Basta de racismo e genocídio da população negra, pobre e periférica!

Basta de lesbofobia, bifobia e transfobia! Criminalização da LGBTfobia já!

Pela revogação da EC 95, reforma da previdência e reforma trabalhista!

Por emprego e salário igual! Por creches públicas, gratuitas e de qualidade!

Contra a censura, pela cultura e pelo estado democrático de direito!  (Fonte: Fenajufe)

Imprensa SINDJUFE-BA