Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 13/11/2019

Notícia postada dia 13/11/2019

Novembro Negro

Novembro Negro

O Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, rememora a morte de Zumbi dos Palmares, último líder do quilombo dos Palmares, assassinado em 1695. Há décadas o mês de novembro se tornou referência para atividades que inspiram a luta e resistência  do povo negro, que historicamente sofre com as perversidades sistêmicas.

Neste mês, as atividades de luta do Movimento Negro e de diversos setores organizados, reafirmam o empoderamento, a luta e o orgulho da identidade negra, que é uma das dimensões da consciência negra. Essas ações reconhecem o legado de Zumbi, Dandara, Maria Quitéria, Carlos Marighela, Luiz Gama, entre outros lutadores e lutadoras que doaram suas vidas pela história. 

As desigualdades raciais no Brasil são atuais. Apesar de 54% da população ser negra, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE) – são os brancos que ocupam as maiores parcelas nos índices econômicos e sociais.

Sobre a importância desse mês na luta contra o racismo, o SINDJUFE-BA compreende a necessidade de lutar por políticas afirmativas que transformem a história do Brasil e para que sua "recontação" histórica seja a partir da participação de toda população brasileira, em especial dos negros que representa a maior parte da sociedade. 

 

Imprensa SINDJUFE-BA



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE