Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 31/10/2019

Notícia postada dia 31/10/2019

Delegados eleitos do SINDJUFE-BA participam de Encontro Nacional dos Servidores e Servidoras da Justiça do Trabalho convocado pela FENAJUFE

Delegados eleitos do SINDJUFE-BA participam de Encontro Nacional dos Servidores e Servidoras da Justiça do Trabalho convocado pela FENAJUFE

O Encontro Nacional de Servidores e Servidoras da Justiça do Trabalho aconteceu nos dias 26 e 27 de Outubro em Brasília.
A defesa e valorização da pasta deram o tom nos debates do primeiro dia, ampliando a importância da necessidade de mobilização social para impedir que os ataques do governo avancem contra a classe.

Os motes das palestras foram: reforma trabalhista; reforma administrativa; EC 95;  direito dos trabalhadores, histórico de desigualdades no País, atual governo, entre outros.

A apresentação no sábado (26) girou em torno de destacar a necessidade dos trabalhadores do serviço púbico "brigarem" também pela melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores da iniciativa privada.

O SINDJUFE-BA enviou  quatro delegados para representar a Bahia em Brasília, sendo eles Aldacy Sacramento, Cátia Soares, Jeferson Passos e Luciana Liberato, sendo que esta última  desistiu da viagem.

Em entrevista à imprensa do SINDJUFE-BA, Jeferson Passos trouxe sua visão sobre o encontro: “Em linhas gerais o encontro foi muito produtivo e qualificado com a presença de palestrantes que despertaram o interesse dos presentes que somavam 77 inscritos representando 18 entidades de base e ainda mais 5 observadores. Notamos contudo que a quantidade de pessoas poderiam ter sido bem maior diante da importância dos temas na atual conjuntura e dos ataques à Justiça do Trabalho e ao serviço público como um todo; p.ex. Não teve representantes do TST e a participação da Base de Brasília praticamente se resumiu aos Diretores da Fenajufe”, pontuou ele.

Compondo o encontro, representantes do Sindijufe-MT, Sindissétima, Sindjuf-PA/AP, Sindjufe-BA, Sindjufe-MS, Sindjuf-PB, Sindjus-AL, Sindjus-DF, Sinjufego-GO, Sinjutra-PR, Sinpojufes-ES, Sintrajud-SP, Sindiquinze-SP, Sintrajuf-PE, Sintrajufe-MA, Sintrajufe-RS, Sintrajurn-RN, Sintrajusc-SC, Sisejufe-RJ e Sitraemg-MG.

Já no domingo (26) o Encontro discutiu as propostas trabalhadas em seminários regionais, bem como aquelas apresentadas no próprio evento. Nos relatos, a situação caótica provocada pelo corte de orçamento e o adoecimento da categoria, agravado pelo PJe.

A Fenajufe informou que por não ser de instância deliberativa, as discussões feitas no encontro serão transformadas em encaminhamentos a serem dados pela Direção Executiva da mesma.

Foi acordada a construção de uma Nota Pública contra a Proposta de Emenda à Constituição que na prática, extingue a Justiça do Trabalho. O texto construído pelos participantes do Encontro está disponível no link: https://bit.ly/2Nr1UbO

"Esse Encontro foi necessário e de extrema importância pois foram discutidas várias temáticas que envolvem a Justiça do Trabalho e os atuais ataques. Necessitamos de uma reação coletiva não só dos servidores e servidoras, mas de toda a sociedade, visto que as ameaças de extinção contra a JT são graves", afirmou Aldacy, coordenadora do SINDJUFE-BA e servidora aposentada do TRT5.

Imprensa SINDJUFE-BA



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE