Notícia postada dia 18/09/2019

Servidores da JFBA paralisam atividades por 1 hora em Vigília e realizam setorial

Em frente ao Fórum Teixeira de Freitas (prédio sede da JF), na tarde do último dia 12/09, foi realizado um Ato em forma de vigília, com assembleia setorial após, no saguão do prédio. Os servidores caminharam da parte interna do prédio até a externa com velas acesas como forma de protesto à transferência de Varas da capital para o interior, com a possível remoção de servidores "ex officio", e em defesa da nomeação de concursados para tomar posse nas Varas do interior.

Representando o SINDJUFE-BA, o diretor Jailson Lage, coordenou o ato e exigiu respeito pelos servidores da Seccional de Salvador. Os servidores presentes entoaram palavras de ordem como "NÃO SOMOS OBJETOS! NOMEAÇÃO DE SERVIDORES JÁ! NÃO À REMOÇÃO DE SERVIDORES!". O ato culminou com um abraço simbólico em torno do prédio, com os trabalhadores de mãos dadas.

Na assembleia setorial, os servidores Walker Matos e Valter Freitas Jr. deram os informes resultantes da viagem que fizeram à Brasília para tratar do tema relativo à reestruturação da JFBA. Sobre este assunto afirmaram que tiveram boas conversas com os desembargadores, bem como ouviram da direção do Tribunal que não há intenção de realizar remoções de ofício de servidores. Por outro lado, trouxeram algumas notícias que preocuparam a categoria. A primeira é relativa à situação do Pro Social, pois foram informados que a direção do TRF está preocupada com a situação financeira do plano de saúde da JF. E a segunda, e ainda mais preocupante, é que o Tribunal de Contas da União – TCU está questionando a incorporação da GAJ nas aposentadorias, o que pode representar um sério risco para os salários e as aposentadorias de todos os servidores do Poder Judiciário no país.

Por fim, a assembleia aprovou as seguintes propostas:

- Manter o estado de mobilização permanente até que se descarte definitivamente a possibilidade de remoção "ex officio";

- Solicitar uma reunião com a DIREF para que sejam demonstrados os resultados práticos da alteração no horário do expediente, com a participação dos servidores da base; e

- Encaminhar expediente ao Tribunal requerendo que sejam demonstradas as receitas e despesas discriminadas do Pro Social no site, de modo a haver mais transparência quanto à gestão dos recursos do plano de saúde.

Ficou também marcada uma nova assembleia para esta quarta-feira, dia 18/09. Contudo, em razão de ainda não ter sido realizada a reunião que estava agendada para o dia 12/09 com o Diretor do Foro, Juiz Federal Dirley da Cunha, a Diretoria do SINDJUFE-BA, juntamente com a Comissão de Mobilização, entendeu necessário o reagendamento da Assembleia Setorial para o dia 20/09 (sexta-feira).

Imprensa SINDJUFE-BA