Notícia postada dia 06/05/2019

10º Congrejufe aprova calendário de luta e greve geral em Defesa da aposentadoria, data-base

O Sindjufe-BA participou do 10º Congresso da Fenajufe (Congrejufe),  com a presença de dezenove Delegados/as, incluindo as coordenadoras Denise Carneiro, Heve Estrela, Cátia Soares e o coordenador Alexandre Souza.

"Esse Congresso foi muito importante porque,  além de ter deliberado um forte calendário de lutas para defender as pautas da categoria, aprovamos participar da GREVE GERAL no dia 14 de junho, ainda ratificamos posição contra o machismo e racismo, apontando o caminho da unidade da classe", falou a coordenadora Denise Carneiro.

Outro delegado, o servidor do TRE Juvenal Lino (Jr) falou que pode ali "vivenciar mais uma das expressões da organização sindical da nossa categoria. Vi acertos e erros, disposição e cansaço. Mas sei que ali, apesar de alguns pontos em que cabem melhoras dos servidores, estava a parte mais lutadora pelas causas do PJU/MPU e dos trabalhadores como um todo. Saio com o pensamento que foi defendido pelos colegas e pelos palestrantes deste congresso: Buscar a unidade, criar uma bagagem de conhecimento e compartilhá-la a outros”.

Durante o Congrejufe, a Greve Geral em defesa das aposentadorias e a luta pela retomada da data-base, convocada para o dia 14 de Junho é reafirmada por proposta unificada e precede calendário em que estão previstos acompanhar os julgamentos do quintos e da data-base, no Supremo Tribunal Federal (30/05 e  13/06 respectivamente).

“O CONGREJUFE tratou de temas fundamentais para nossos interesses específicos enquanto trabalhadores e trabalhadoras do PJU, bem como dos nossos interesses comuns e gerais enquanto parte da classe trabalhadora, através da caracterização  de que estamos sob a égide de um governo neoliberal autoritário fruto do golpe de 2016 e do papel cumprido pelo judiciário no último período. Para os congressistas é fundamental  lutar pela Democratização do Judiciário e contra a Destruição  da Previdência através de uma forte Greve Geral.” – Cristiano Cabral, Servidor da Justiça Federal.

Foi aprovada ali participação dos presentes no ato do dia dos trabalhadores (1º de maio) no Anhangabaú para onde os congressistas se dirigiram, nos ônibus da Fenajufe e Sintrajud.

“Após tantos anos afastados do movimento sindical por motivo de saúde, foi muito bom participar do 10° Congrejufe. Principalmente neste momento político em que o Governo Federal tenta nos responsabilizar (trabalhadores públicos) pela crise econômica. Aprovado o plano de lutas, nossa tarefa agora é unificar a base para construir uma greve geral que possibilite a redução de danos”. - Contou Fátima Coutinho, Servidora do TRE.

Calendário Unificado dos servidores do Judiciário Federal e MPU contra a “Nova Previdência” do Bolsonaro

1º de Maio: Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores

15 de Maio: Dia Nacional de Luta rumo à Greve Geral, e em defesa da educação

22 de Maio: Reunião da coordenação do Fórum Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe)