Notícia postada dia 30/04/2018

1º de Maio: SINDJUFE-BA completa 16 anos

Nascido em meio a uma campanha salarial com grandes manifestações e greve, o Sindejufe Bahia, desde o principio já demonstrava sinais de força, resistência e luta

Em 2002, exatamente no dia 1º de Maio – dia em que também é comemorado o dia do trabalhador-, nascia o Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal na Bahia – SINDJUFE/BA.  A entidade foi criada em uma assembléia no auditório do Sindicato dos Bancários da Bahia, localizado na Avenida Sete de Setembro, Salvador – Bahia, em que participaram os associados do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça do Trabalho da 5ª Região (SINTRAB), o Sindicato dos Funcionários da Justiça Eleitoral – SINDJUSE e a Associação dos Servidores da Justiça Federal – ASSERJUF.

Na época, foi reformulado o estatuto do SINTRAB – Bahia mudando o nome do sindicato para SINDJUFE-BA e estendida a base sindical para incluir os servidores das localidades abrangidas pela jurisdição do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região. Quando foi criado, tinha em seu time, 12 servidores do TRT, TRE E JF.

O SINDJUFE-BA já nasceu forte, reunindo as experiências dos sindicatos e militantes que lhe deram origem. Foi criado em meio a uma campanha salarial com grandes manifestações e greve. E vem se fortalecendo a cada novo embate, ganhando novos associados e ampliando as condições para realizar os compromissos que norteiam sua existência:

- Lutar pela melhoria das condições de trabalho de seus associados;

- Defender os seus associados nos seus direitos e interesses em todas as esferas, inclusive a judicial;

- Defender e assegurar a autonomia da representação sindical;

- Promover a organização sindical e formação política de seus associados;

- Atuar na defesa das instituições democráticas;
                                                                                                                                                                                 - Propor ações que visem a defesa e a preservação do meio ambiente, da saúde, dos direitos do consumidor e demais direitos difusos;

- Defender a legalidade e a moralidade na administração pública, colaborando com órgãos fiscalizadores do Estado e da Sociedade Civil, em defesa da categoria profissional, dos trabalhadores e da sociedade;

- Acompanhar e fiscalizar a execução de normas legais por parte da administração pública.

Além disso, nos últimos anos, o Sindejufe levantou as principais bandeiras de luta da classe com:

- Atuação contra reforma da previdência;

- Luta contra revogação da reforma trabalhista;

- Reajuste e campanha salarial dos trabalhadores do poder judiciário federal;

- Redução da jornada de trabalho do TRE-BA;

- Luta contra reajuste abusivo de plano de saúde;

- Implantação de Plano de Autogestão nos tribunais;

- Luta contra terceirização nos órgãos;

- Luta contra assédio moral e defesa da saúde do servidor no ambiente de trabalho.

16 anos não são 16 dias ou 16 minutos. São 16 anos de luta, de resistência na defesa dos trabalhadores do Poder Judiciário.