Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 15/02/2018

Notícia postada dia 15/02/2018

Servidores se unem para lançar Campanha Salarial 2018 e enfrentar ataques de Temer

Servidores se unem para lançar Campanha Salarial 2018 e enfrentar ataques de Temer

Ato no dia 19 de fevereiro marcará lançamento nacional. Data terá ainda protestos contra a reforma da Previdência

O funcionalismo público federal lançará a campanha salarial nacional e unificada de 2018 na próxima segunda-feira, dia 19 de fevereiro, em Brasília. A articulação de uma mobilização conjunta e o mais coesa possível terá entre os eixos centrais as lutas contra as reformas que eliminam direitos previdenciários, trabalhistas e sociais e a defesa dos planos de carreiras dos diversos segmentos da categoria. As entidades sindicais e servidores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União participam da iniciativa.

O ato de lançamento está previsto para ocorrer em frente ao Ministério do Planejamento, em Brasília, na tarde do dia 19. A data deverá ser marcada ainda por manifestações, pela manhã, nos aeroportos do país, além de atos unificados nos estados, que em geral estão sendo convocados para o período da tarde. Esses protestos, que envolvem outras categorias, defendem o arquivamento da reforma da Previdência Social, que o governo federal tenta aprovar no Plenário da Câmara dos Deputados até o dia 28 de fevereiro.

As bases da campanha foram definidas na reunião ampliada do Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais) em conjunto com o Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado), ocorrida no primeiro fim de semana de fevereiro, na capital federal. A atividade reuniu mais de 260 servidores de 25 entidades sindicais nacionais da categoria.

A mobilização contra as reformas inclui ainda a revogação das mudanças nas leis trabalhistas e da Emenda Constitucional 95, que congelou o orçamento da União para os serviços públicos por 20 anos. Com a reforma trabalhista, o negociado passou a valer mais do que vários direitos previstos em lei e os sindicatos tiveram a sua representação coletiva reduzida.

A preocupação com as carreiras dos diversos segmentos que compõem o funcionalismo público federal decorre não apenas da desvalorização dos salários diante da inflação acumulada ao longo dos últimos anos. Possui ainda o objetivo de enfrentar a anunciada pretensão do governo de promover um rebaixamento jamais visto nos padrões salariais das carreiras que compõem os serviços públicos. Recente decreto também extinguiu 60 mil cargos da União, medida que aponta para o esvaziamento de serviços públicos e o desmonte das respectivas carreiras afetadas.

 

Hélcio Duarte Filho

Luta Fenajufe



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE