Notícia postada dia 11/12/2017

Nota de repúdio do SINDJUFE-BA sobre as mentiras veiculadas no Jornal Nacional do dia 5

A matéria de aproximadamente 6m defende a reforma da previdência e critica servidores públicos, tentando culpá-los pela crise e iludir a opinião pública de que reforma só atingiriam a estes.

Nessa última investida do governo para forçar a aprovação dessa  reforma vimos enxurrada de ataques, mentiras, vindo de todos as formas e meios de comunicação, bancados com dinheiro público e também pelas empresas, muitas delas devedoras da Previdência!

Na reportagem o jornalístico divulga dados colhidos no pelo “Banco Mundial” (sic) onde consta que o Brasil paga aos servidores públicos maior média salarial em comparação com um trabalhador da iniciativa privada.
Na matéria, o “JN” afirmou que a média salarial do Judiciário é de R$ 17.744,00 - omitindo que as cúpulas do poder entraram nesse cálculo desvirtuando totalmente a realidade na categoria de servidores -,  que um advogado recém formado ganharia R$ 30 mil por mês, mentiu grosseiramente pois  esse cargo não existe  na carreira dos servidores. Para o Banco Mundial, o alto salário é o precursor para a desigualdade social no país, tirando o foco do que realmente causa essa desigualdade. E omitindo também que enquanto a diferença salarial entre trabalhadores Públicos e privados - o que no Brasil  extremamente variada - é de aproximadamente 14% enquanto no país sede do banco Mundial, os EUA é de 74%...

Os dados reais mostram que a média salarial é cerca de 11 mil reais, e que desses, o trabalhador público vê descontado muito mais do que se estivesse na iniciativa privada. Sendo o único trabalhador no mundo que ao se aposentar continua contribuindo com a previdência.

A manobra articulada para iludir a opinião pública é clara, e o JN agiu de forma grotesca e mentirosa. E o "contraponto" oferecido não ultrapassou 30 segundos para se contrapor a 6 minutos de mentiras.

A reportagem finaliza estimulando que o telespectador aceite a reforma da previdência, usando a desculpa de que tirando os direitos dos servidores, sobrariam recursos para a saúde, educação e segurança, truncando assuntos que não possuem sintonia entre si.

Como já é comum na Rede Globo, o trabalho jornalístico de precisão, imparcialidade e principalmente apuração é exceção à empresa.

O SINDJUFE-BA através desta nota, vem a público manifestar repúdio a esses ataques, que o intuito não é de informar a verdade – princípio básico da ética jornalística -, mas de propagar mentiras, e desvalorizar o serviço público atingindo seu trabalhador, para seduzir à população a aceitar essa reforma criminosa que condenará todo o povo brasileiro a perder seu direito à Aposentada após uma vida inteira de trabalho.

Alisson Wanderfillk

Imprensa SINDJUFE-BA