Notícia postada dia 27/11/2017

SINDJUFE-BA intensifica combate ao assédio moral e defesa das condições de trabalho

Como inicio da ofensiva em combate ao assédio moral e em defesa das condições de trabalho e saúde do servidor, o SINDJUFE-BA continua as visitas nas Subseções do interior do Estado, agora acompanhado por um advogado e um psicólogo. A visita que começou por Feira de Santana e irá para Alagoinhas faz parte de uma série de medidas que visa proteção ao trabalhador.

Desde a visita ao STF quando foi exposto a pesquisa sobre saúde pelo Sintrajufe-RS – sindicato pioneiro na pesquisa que traçou 10 propostas de saúde para servidores do PJU – vários sindicatos começaram a esquematizar uma luta conjunta no combate ao assédio moral e melhor qualidade de vida para o servidor e com o SINDJUFE-BA não será diferente.

Nas idas do SINDJUFE-BA ao interior da Bahia, as queixas dos servidores mostraram que a pesquisa de saúde está correta e que esse mal não se restringe somente ao Rio Grande do Sul. O assédio moral tem afetado muitos/as servidores/as que têm tido a sua saúde física e mental prejudicada. Esse primeiro levantamento executado junto com o psicólogo será fundamental para identificarmos os números e os indícios desse mal.

A Saúde em Debate

Uma das principais preocupações que o SINDJUFE-BA tem tido é com relação à saúde do servidor. A exemplo disso, é que nos últimos meses o sindicato tem intensificado os estudos sobre a solução para as questões de saúde no TRE, inclusive discutindo sobre plano de autogestão no único Tribunal que até então não possui, e o aprimoramento nos demais planos existentes no TRT e JF.

Foram criadas nas últimas assembleias setoriais nos Tribunais, Comissões de Saúde que serão responsáveis por recolher e sistematizar as principais queixas existentes relatadas pelos servidores. E nas próximas semanas, uma pesquisa será disponibilizada que ajudará o sindicato a atuar em cima dos problemas.

No mês de setembro, o SINDJUFE-BA realizou o seminário “A Saúde em debate” no TRE que teve a participação de diversos sindicatos de outros estados, incluindo o SINTRAJUFE-RS e a ideia é expandir esta atenção especial sobre a saúde e condições de trabalho do servidor para os demais Tribunais.

Taiana Laiz

Imprensa SINDJUFE-BA