Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 13/11/2017

Notícia postada dia 13/11/2017

XXI Plenária da Fenajufe convoca semana de protestos contra os ataques de Temer

XXI Plenária da Fenajufe convoca semana de protestos contra os ataques de Temer

 

Calendário de lutas aprovado pelos servidores do PJU e MPU prevê atos e paralisações no dia 28 de novembro com os demais servidores

 

O combate às reformas do governo de Michel Temer e à Medida Provisória 805/2017 está entre os principais pontos do Plano de Lutas aprovado pelos servidores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União no último dia da XXI Plenária da Fenajufe, a federação nacional da categoria.

 

Realizada em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, de 9 a 12 de novembro, a XXI Plenária decidiu, por unanimidade, pela participação na jornada de mobilizações preparada pelo funcionalismo para a última semana do mês. Os servidores aprovaram participar dos protestos previstos para ocorrer de 27 a 29 de novembro, que inclui caravana nacional a Brasília e a realização de manifestações nos estados.

 

As atividades estão sendo convocadas pelo Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais) e fazem parte da reação do funcionalismo à nova investida do governo Temer contra a categoria. No dia 27, a categoria participará de audiência pública e entregará documentos no Congresso Nacional, nos quais exigirá a não aprovação de projetos prejudiciais aos servidores.

 

O dia 28 será de caravana a Brasília, com cerco simbólico ao Congresso para defender a revogação da Emenda Constitucional 95, que congela os orçamentos públicos e sociais por 20 anos, o arquivamento da reforma da Previdência, a anulação da reforma trabalhista e a derrubada da Medida Provisória 805/2017. A ideia é que simultaneamente ocorram atos e paralisações nos estados.

 

No terceiro dia da semana de protestos, os manifestantes pretendem visitar os ministros do Supremo Tribunal Federal e dar entrada em ações contrárias à MP 805 e à EC 95. A medida provisória recém-editada pelo presidente Temer aumenta a alíquota previdenciária cobrada de todos os servidores da União de 11% para 14%, com o novo percentual incidindo sobre o que exceder o teto do Regime Geral da Previdência Social. A MP também adia de 2018 para 2019 reajustes de uma série de categorias do Executivo.

 

Os participantes da Plenária ressaltaram que a mobilização, no entanto, começa já, com atividades nos estados que convoquem a categoria à mobilização. Estiveram na XXI Plenária da Fenajufe 156 delegados ou delegadas, que participam com direito a voz e voto, e 44 observadores. Eles decidiram que XXII Plenária, em 2019, será na Bahia. 

 

(Ao longo da semana, será divulgado o conjunto das resoluções aprovadas na XXI Plenária da Fenajufe, sobre Plano de Lutas, Desmonte do Judíciário, Saúde. Aposentados, Opressões e Conjuntura. Parte das propostas de resoluções e moções não chegaram a ser apreciadas.)

 

Hélcio Duarte Filho

Luta Fenajufe



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE