Notícia postada dia 19/10/2017

Núcleo Baiano pela Auditoria Cidadã participa de aula aberta sobre Dívida Pública

O Núcleo Baiano pela Auditoria Cidadã, representado pelo coordenador Lourival Matos, esteve presente na tarde desta quarta-feira (18), no plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), na aula aberta ministrada pela coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida Pública, Maria Lúcia Fattorelli, do curso de Pós-Graduação em Controle Externo.

Com o tema “Auditoria Cidadã da Dívida Pública”, Fattorelli discorreu para os alunos e os servidores presentes sobre a dívida pública brasileira, a dívida do Estado da Bahia e sobre o novo esquema financeiro que se espalha pelo Brasil por meio da securitização. “A dívida pública é a grande responsável pela crise brasileira. Ela amarra o Brasil, principalmente porque está por trás da definição do modelo econômico que é implantando e de toda política monetária do país”, afirmou Fattorelli.

Durante a aula, a palestrante fez um breve histórico sobre o sistema da dívida, como ele opera e costuma agir dentro de um esquema fraudulento que beneficia somente as grandes empresas e bancos do país. Além disso, a mesma prosseguiu afirmando que todos enquanto sociedade podem fazer pressão para realmente por em prática a auditoria, seja aprofundando o conhecimento acerca do tema ou divulgando os materiais disponíveis no site da auditoria cidadã (www.auditoriacidada.org.br).

Sobre a entidade

A Auditoria Cidadã da Dívida é uma associação sem fins lucrativos, que reúne cidadãos voluntários de todo o Brasil e recebe apoio de algumas entidades e instituições com o objetivo comum de disseminar essas iniciativas e pressionar o cumprimento da Constituição por meio da auditoria da dívida pública.

O SINDJUFE-BA é um grande apoiador da auditoria da dívida e incentivador da disseminação dessa pauta para a sociedade em geral. Importante ressaltar que, o sindicato criou o Núcleo Baiano pela  Auditoria Cidadã que promove palestras e participam ativamente de atividades relativas ao assunto. Para mais informações, contate o núcleo através do email: auditoriacidadaba@gmail.com

Taiana Laiz

Imprensa SINDJUFE-BA