Aviso postado dia 22/08/2011

VOTAÇÃO ELETRÔNICA PARA O PLEBISCITO ESTÁ SUSPENSA!!!!!!

Informamos que por deliberação da Assembleia Geral desta segunda-feira (22), o Plebiscito via votação eletrônica está suspenso. A votação presencial é válida e vai continuar para os aposentados. Uma nova data para a realização da consulta será de 19/09 a 03/10/2011.

A decisão da suspensão da votação online ou eletrônica para o Plebiscito deve-se  a:

1 - O Sindicato, em contrato com a empresa ******* que fez o atual site e demais ferramentas que nele constam, possui dois mecanismos que permitem a votação dos servidores: enquete e votação online. A enquete foi feita prioritariamente para fazer uma sondagem ampla e opinativa da categoria sobre diversos assuntos. Com o tempo, acrescentou-se à esta ferramenta a opção de votar apenas com e-mails institucionais cadastrados, a fim de restringir um pouco mais a opinião nas enquetes, visto que o site é acessado por diversos servidores, em todo o país. Já a votação online, especificamente, foi criada após o 3º Congresso Estadual do SINDJUFE-BA, realizado em março deste ano, para que os servidores do interior pudessem votarem Assembleias e outras atividades transmitidas via rádio web do nosso site, através de login (e-mail institucional) e senha, aumentando a participação da categoria em todas as decisões;

2 - A votação feita, por meio da 'votação online', apresentou alguns problemas. O primeiro deles foi um erro no sistema que o internauta ao votar e pressionar a tecla F5 (que é um atalho para atualizar a página em que está no momento, provavelmente para verificar quanto estava o resultado parcial do Plebiscito), os votos eram recomputados, ou seja, cadastrados mais de uma vez. Isto só foi descoberto quando o sindicato solicitou à empresa um relatório para que avaliassem se havia problemas no sistema. Recebido o relatório, viu-se que havia mais de 9 votos de um mesmo login, e outros duplicados. Já na enquete, através dos relatórios de auditoria é possível ver APENAS O LOGIN de quem votou mas NÃO EM QUÊ VOTOU, impossibilitando assim a transparência do voto aberto como foi decidido em Assembleia. Exemplo: Fulano de Tal votou, mas não é possível saber em que votou, contrariando decisão em assembleia porque não têm-se a identificação da opção que este servidor escolheu. Aparecem apenas os logins e a quantidade de votos, sem especificar, infelizmente, a opção escolhida, entretanto, na votação eletrônica É POSSÍVEL imprimir o relatório com os dados "login e voto dado", possibilitando dessa forma, que os votos que sejam abertos, avaliados e auditados;

3 - Detectou-se também que alguns servidores cadastraram dois e-mails institucionais e e-mails de coordenações, setores, varas, zonas etc, impossibilitando assim a opinião pessoal de cada servidor, uma única vez.

Sendo assim, após reuniões com os grupos Pró Subsídio e Pró PCS, junto aos funcionários do sindicato e da empresa, foram vistos os erros de sistema e o caráter de votação de cada ferramenta, e solicitadas as correções imediatamente. Após expor estes fatos, a Assembleia Geral deliberou a anulação da atual consulta virtual (por meio de enquete) e o início de uma nova consulta (por votação eletrônica), com o mesmo cunho, a partir do dia 19 de setembro, seguindo até o dia 03 de outubro de 2011. As votações presenciais dos aposentados serão mantidas ,já que este problema afetou apenas a votação eletrônica. Criou-se ainda, uma comissão composta por três representantes de cada grupo, a fim de acompanhar a lisura deste processo. É importante ressaltar que o SINDJUFE-BA em nenhum momento tinha conhecimento prévio desta falha e das peculiaridades dos sistemas criados pela empresa, tanto que buscou os relatórios prévios da enquete e da votação eletrônica para verificar se havia alguma irregularidade.