Aviso postado dia 16/09/2010

Comissão de Plano de Saúde de Autogestão TRT/TRE: veja aqui todas as informações

1ª Reunião do Grupo de Estudos acerca da implantação do Plano de Autogestão de Saúde

Realizado no dia nove de setembro, o primeiro encontro do Grupo de Estudos do Plano de Autogestão no TRT5, reuniu representantes do TRT5, TRE(a convite do sindicato) e SINDJUFE-Ba, para debater o assunto que é motivo de grandes queixas da categoria. A desembargadora Nélia de Oliveira Neves, presidente do grupo, iniciou a reunião citando a importância, responsabilidade e objetivos deste grupo, baseados na Portaria do TRT5 de número 1107/2010.

Rogério fez um histórico sobre as decisões do Órgão Especial do TRT5 acerca da assistência à saúde, primeiramente com a licitação, que gerou os contratos com a Promédica e Medial, e posteriormente, a autogestão, o que gerou fracionamento das adesões aos planos. Citou ainda que, em assembleias setoriais no órgão, os servidores deliberaram a opção por autogestão.

Em seguida os presentes debateram as estratégias para não apenas criar um plano de saúde mas, melhorar as condições da saúde dos trabalhadores, evitando doenças ocupacionais e realizando estudos sobre os planos de autogestão em diversos órgãos.

Ao final, após o amplo debate com as comissões representadas por diversos segmentos, ficou decidido que:
a) Realização de estudos financeiros para a existência do plano;

b) Levantamento de dados sobre a saúde dos trabalhadores, com a realização de recadastramento da categoria, tendo o apoio do sindicato e associações para realizar essa campanha também com os aposentados, conscientizando toda a categoria da necessidade de fazê-lo;

c) Assessoramento jurídico checando estatutos, registros e regulamentos;

d) Pesquisas sobre os planos de autogestão em outros órgãos;

e) Convocação para o recadastramento a ser feito pela Presidência do TRT5;

f) já para os representantes do TRE, os mesmos levarão o resultado da discussão para a administração daquele órgão, para aprofundamento do assunto e ver a possibilidade do plano de auto gestão ser em conjunto para TRE/TRT.

Para computar todos estes dados e tomar novos rumos, o grupo vai se reunir novamente no próximo dia 30, às 14h, na sala de treinamento do TRT.

Ata da Reunião da Comissão de Plano de Saúde de Autogestão TRT/TRE

Autogestão- forma inteligente de administrar Saúde

Pontos importantes a serem analisados1-SAPS

Proposta de implantação - A