Artigo postado dia 09/03/2020

Artigo postado dia 09/03/2020

Por: Mário Santana

Nada mais atual...

Nada mais atual e relevante do que as “fake news” -  notícias falsas que estão modificando, em vários aspectos a sociedade.  Na política têm ganhado um destaque enorme e necessário que dispensa maiores comentários. Mas e as nossas “fake news”?

Vamos lá: nas redes sociais todo mundo é feliz, todo mundo vive num mundo maravilhoso, todo mundo ostenta uma vida plena de satisfação...

Caetano Veloso em 1995, aproximadamente, escreveu “Toda a noite é a mesma noite /A vida é tão estreita / Nada de novo ao luar / Todo mundo quer saber
Com quem você se deita” - Luz de Tieta. Quase trinta anos depois de escrita, a música que foi trilha sonora do filme Tieta do Agreste, parece que o cenário não mudou muito, porém “Todo mundo NÃO quer saber com quem você se deita, TODO MUNDO QUER EXPOR COM QUEM SE DEITA” ... Tudo mundo quer expor uma vida de inteira felicidade, mesmo que ela seja construída apenas para a exibição.

Mais do que uma necessidade de vivenciarmos determinadas situações, estamos desenvolvendo uma necessidade de expô-las.

Nas redes sociais as pessoas exibem uma vida inatingível pelos mortais, o que cria uma necessidade, repito, de vivenciar tais situações e também divulgá-las.

Quando não conseguimos vivenciar e divulgar situações parecidas com as que vimos nas redes, começamos a desenvolver um desconforto. Esse desconforto pode ser representado por uma Ansiedade, uma Depressão e tantos outros males da sociedade contemporânea.

Funciona mais ou menos assim: “Todo mundo está feliz, menos eu...” / “Todo mundo tem momentos de intensa felicidade para divulgar, menos eu.”

Outras vezes, “criamos” situações apenas para alimentar as redes sociais. Têm pessoas, muitas pessoas, que estão ganhando dinheiro, muito dinheiro por sinal, expondo a vida que têm e/ou gostaria de ter, porém muitas pessoas estão sofrendo por acreditar que são as únicas que têm uma vida medíocre, bem distante do sonho nas redes sociais.

Vale lembrar que a vida nas redes sociais, são vidas quase que exclusivamente das redes sociais. Na vida real, entendo aqui vida real como aquela fora das redes, existem boletos para pagar, existe um corpo mais gordinho, mais magrinho, um cabelo mais assim, mais assado, um café da manhã com menos opções, um final de semana em casa por falta de grana ou de opção ou ainda por opção.. enfim...isso é a vida de cada um.

Nossas felicidades expostas seriam também “fake news”?

Que tal falarmos sobre isso?

Mário Santana:

Pedagogo: Orientador Educacional

Psicólogo: CRP03/18273 (Presencial e Online)

Especialização em Psicologia Junguiana

71-9.9955-7016

Nota do SINDJUFE-BA

Artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da Diretoria da Entidade.